A educação para o consumo sustentável e sua relação com a decisão de compra de produtos a granel
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O desperdício de alimentos e a poluição gerada por causados resíduos das embalagens não reutilizáveis tem se apresentado como um obstáculo ao desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Diversas estratégias podem ser adotadas e uma delas é a educação do consumidor no sentido de auxiliá-lo a tomar decisões de consumo sustentáveis. Neste sentido, o consumo de produtos a granel apresenta-se como uma forma sustentável de consumo, ao reduzir o uso de embalagens e evitar o desperdício. Visando anal ...
O desperdício de alimentos e a poluição gerada por causados resíduos das embalagens não reutilizáveis tem se apresentado como um obstáculo ao desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Diversas estratégias podem ser adotadas e uma delas é a educação do consumidor no sentido de auxiliá-lo a tomar decisões de consumo sustentáveis. Neste sentido, o consumo de produtos a granel apresenta-se como uma forma sustentável de consumo, ao reduzir o uso de embalagens e evitar o desperdício. Visando analisar os hábitos de consumo dos estudantes do curso de Administração da UFRGS, este estudo se propôs a explorar as percepções dos respondentes quanto aos seus hábitos em relação ao desperdício de alimentos, uso de embalagens, seu grau de educação para o consumo e seus hábitos em relação ao consumo de produtos a granel. A pesquisa teve caráter quantitativo, com a aplicação de um questionário. A amostra possuiu 91 respondentes e os dados foram analisados através do software SPSS. Os resultados mostraram forte aceitação aos produtos a granel, e sua relação com hábitos sustentáveis de consumo. A principal motivação à compra de produtos a granel foi a possibilidade de controle da quantidade do produto, a redução no preço do produto e da poluição no planeta. Por outro lado, a principal barreira identificada foi a ausência de uma marca de confiança e informações sobre o produto. Conclui-se, então, que a educação para o consumo sustentável pode mover os indivíduos a optarem pelo consumo de produtos a granel sempre que isso for possível. ...
Abstract
Food waste and pollution generated by waste from non-reusable packaging has been presented as an obstacle to the sustainable development of our planet. Several strategies can be adopted and one of them is consumer education to help then make sustainable consumption decisions. In this sense, the consumption of bulk products presents itself as a sustainable form of consumption, by reducing the packaging use and avoiding waste. Aiming at analyzing the consumption habits of students of the Administ ...
Food waste and pollution generated by waste from non-reusable packaging has been presented as an obstacle to the sustainable development of our planet. Several strategies can be adopted and one of them is consumer education to help then make sustainable consumption decisions. In this sense, the consumption of bulk products presents itself as a sustainable form of consumption, by reducing the packaging use and avoiding waste. Aiming at analyzing the consumption habits of students of the Administration course at UFRGS, this study aimed to explore the respondent’s perceptions regarding their habits in relation to food waste, packaging use, their education degree for consumption and their habits in relation to the consumption bulk products. The research was quantitative, with the application of a questionnaire. The sample had 91 respondents and the data were analyzed through SPSS software. The results showed strong acceptance of bulk products and their relationship with sustainable consumption habits. The main motivation for the purchase of bulk products was the possibility of controlling the quantity of the product, the price reduction in the product and the planet pollution. On the other hand, the main barrier identified was the absence of a trust mark and product information. It is concluded, then, that education for sustainable consumption can move individuals to opt for the consumption of bulk products whenever this is possible. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3125)
Este item está licenciado na Creative Commons License