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dc.contributor.advisorMorais, Carlos Tadeu Queiroz dept_BR
dc.contributor.authorToreti, Selenept_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:53Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194929pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise sobre o uso da linguagem de programação utilizando a plataforma Scratch com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo abordar a importância da programação como forma de uma educação ativa, criativa, baseada no protagonismo. Mostra como a programação pode ser usada como uma ferramenta para a interdisciplinaridade na escola. O Scratch foi determinante por sua funcionalidade e adequação à faixa etária, por apresentar muitas possibilidades no desenvolvimento cognitivo; raciocinar, tomar decisões, analisar os erros, aprender a fazer e elaborar hipóteses para buscar soluções. Este trabalho apresenta a plataforma desenvolvida, assim como a experiência adquirida até o momento. De forma geral, pode-se notar que o Scratch permitiu desenvolver o pensamento computacional, assim como possibilitou a inclusão digital. A aplicação da plataforma com estes alunos alcançou os objetivos propostos e confirmou a possibilidade de desenvolver a construção do pensamento e a eficácia do uso do Scracht nas aulas de informática educativa, bem como em outras disciplinas.pt
dc.description.abstractThis study displays an analysis on the use of programming language using the platform Scratch with fourth year elementary students. It aims to address the importance of programming as a way of active and creative learning, based on the leading role. It demonstrates how programming can be used as a tool for interdisciplinary at school. Scratch was chosen for its functionality and suitability to the age group, due to presenting various possibilities in cognitive development; to reason in logical manner, to make decisions, to analyze errors, learn to make, elaborate hypotheses to find solutions. This study showcases the developed digital platform, as well as the experience acquired up to the moment. In a general sense, it is noted that Scratch allowed the development of computational thinking, just as it enabled digital inclusion. The application of the platform with these students reached the proposed objectives and confirmed the possibility of developing the construction of thought and the effectiveness of Scratch in educational computer classes as well as in other disciplines.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagem de programaçãopt_BR
dc.subjectScratchen
dc.titleO uso do scratch no ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094824pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamentalpt_BR


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