Uso das tecnologias no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Morais, Carlos Tadeu Queiroz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Comerlato, Isabel Helena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-01T02:39:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/194899 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise sobre a utilização de tecnologias no ensino fundamental, e sua utilização na educação, e se estas realmente propiciam um aprendizado significativo, para isso foram aplicados questionários utilizando a escala Likert. Através destes questionários buscou-se verificar se a utilização do software Geogebra foi uma ferramenta eficaz, para construção de um aprendizado significativo, e de que forma nossos alunos utilizaram tal ferramenta. Como resultado percebemos a importância da utilização das tecnologias e que os professores devem estar cada vez mais estar preparados para estes desafios, porém ainda existem riscos dos usos das tecnologias em sala de aula, como fontes de distrações e até o cyberbullying. Longe de termos resposta definitiva sobre o tema percebemos a importância de mais estudos nesta área, pois nunca a tecnologia se desenvolveu num ritmo tão acelerado, nunca tivemos acesso a tanta informação e conhecimento como agora, cabe ao professor se apropriar destes recursos. | pt |
dc.description.abstract | This work presents an analysis on the technologies use in the basic teaching, and his use in the education, and if these really favor a significant apprenticeship, for that questionnaires were applied using the scale Likert. Through these questionnaires it was looked to check if the use of the software Geogebra was an efficient tool, for construction of a significant apprenticeship, and of what forms our pupils they used such a tool. When since it resulted, we realize the importance of the use of the technologies and that the teachers must be more and more to be prepared for these challenges, however there are still risks of the uses of the technologies in classroom, like fountains of absent-mindednesses and up to the cyberbullying. Far from having definite answer on the subject we realize the importance of more studies in this area, since the technology was never developed in such a quick rhythm, we had never access to such information and knowledge I eat now, it suits to a teacher to seize these resources. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital games | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | Critical analysis instrument digital game | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | Uso das tecnologias no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001094801 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Universidade Aberta do Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License