Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCechin, Sergio Luispt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Bruna Knevitz dept_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194868pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo analisar algumas atividades com tecnologias propostas por professores do ensino fundamental e determinar o quanto essas atividades modificam as relações dentro da sala de aula e o comportamento dos alunos. Para sua realização foram utilizados os estudos de Araujo e Yoshida (2009), Caetano e Nascimento (2017), Camas et al (2013), Moran (2000), Ronsani e Zanella (2014) e Schalch e Melo (2015), entre outros. A parte empírica foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, localizada no município de Viamão/RS. Os dados foram obtidos a partir de dois questionários aplicados aos professores da escola e um questionário aos alunos dos 8º e 9º anos. A análise do material mostrou que a EMEF Luciana de Abreu possui muitos professores que estão dispostos a desenvolver novos ambientes de aprendizagem com seus alunos, mas que poucos conseguem efetivamente criar atividades que envolvam objetivos bem definidos, sejam desenvolvidas de forma a criar novas habilidades nos alunos e sejam avaliadas de forma não tradicional. O estudo mostra a responsabilidade que o professor possui em relação ao ensino com tecnologias.pt
dc.description.abstractThis work aimed to analyze some activities with technologies proposed by elementary school teachers and to determine how these activities modify the relationships within the classroom and the behavior of the students. In order to do so, we used the studies of Araujo and Yoshida (2009), Caetano and Nascimento (2017), Camas et al (2013), Moran (2000), Ronsani and Zanella (2014) and Schalch e Melo . The empirical part was held at Luciana de Abreu Municipal School of Primary Education, located in the municipality of Viamão / RS. For the data collection was carried out with the application of two questionnaires to the teachers of the school and a questionnaire to the students of the 8th and 9th years. The analysis of the material showed that EMEF Luciana de Abreu has many teachers who are willing to develop new learning environments with their students, but few can effectively create activities that involve well defined goals, be developed in order to create new skills in students and are evaluated in a non-traditional way. The study shows the responsibility that the teacher has in relation to teaching with technologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectViamão (RS)pt_BR
dc.titleEnsinar com tecnologia : a responsabilidade do professor frente às mudanças necessárias na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094826pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamentalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples