A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho foi elaborado com o intuito de identificar os principais motivadores na criação de programas de Corporate Venture, bem como os principais resultados esperados no relacionamento entre corporações e startups. Num cenário de competição acirrada entre grandes empresas do mercado nacional, a inovação se apresenta como a solução para a diferenciação e alcance de vantagens competitivas para negócios dos mais variados segmentos. Dentre os diferentes métodos e instrumentos para trazer a in ...
Este trabalho foi elaborado com o intuito de identificar os principais motivadores na criação de programas de Corporate Venture, bem como os principais resultados esperados no relacionamento entre corporações e startups. Num cenário de competição acirrada entre grandes empresas do mercado nacional, a inovação se apresenta como a solução para a diferenciação e alcance de vantagens competitivas para negócios dos mais variados segmentos. Dentre os diferentes métodos e instrumentos para trazer a inovação para dentro da realidade de empresas tradicionais, surgem os Corporate Ventures como forma de estreitar as relações de gigantes do mercado com negócios emergentes. Para cumprir com os objetivos propostos no trabalho, foram realizadas entrevistas, seguidas de análises, com gestores de programas de Corporate Venture e com especialistas de mercado que já estiveram em contato com iniciativas como esta. Os resultados apontam uma relação entre a estratégia de longo prazo da corporação com a elaboração dos programas, tendo como principal objetivo a adaptação da empresa frente às mudanças que o futuro do mercado demanda. Foram identificados, também, benefícios com relação às capacidades de inovação das empresas (i.e., capacidade comercial, de gestão, de operação e de desenvolvimento). Por fim, foi percebida ampla satisfação em relação ao andamento do projeto e ao atingimento de expectativas iniciais. ...
Abstract
This work aims to identify the main drivers in the Corporate Venture creation, as well as the main expected results when connecting corporations and startups. In a competitive scenario for big businesses in the national market, innovation is a viable solution for differentiation and achieving competitive leverage for businesses from all segments. From different methods and instruments used to bring innovation into corporations’ realities, Corporate Ventures emerge as a way of building relations ...
This work aims to identify the main drivers in the Corporate Venture creation, as well as the main expected results when connecting corporations and startups. In a competitive scenario for big businesses in the national market, innovation is a viable solution for differentiation and achieving competitive leverage for businesses from all segments. From different methods and instruments used to bring innovation into corporations’ realities, Corporate Ventures emerge as a way of building relationships between large corporations and emerging businesses. With the goal of achieving the objectives of this research, corporate venture managers and market specialists were submitted to interviews, followed by data analysis. Results show a relation between corporations’ long-term strategy and the creation of programs, with the main goal of adapting the business to market demands in the future. Benefits in relation to the innovation capabilities of the firms (i.e., transaction, management, operations and development capability), were also identified. Finally, it was identified a wide contentment with the ongoing projects and objectives achieved. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3263)
Este item está licenciado na Creative Commons License
