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dc.contributor.advisorMarocco, Ines Alcarazpt_BR
dc.contributor.authorMertins, Marcelopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T02:37:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194661pt_BR
dc.description.abstractInsônia: O Ator e o Castelo de Cartas caracteriza-se como memorial descritivo da pesquisa empírica que se enquadra no campo de estudo dos processos de criação cênica. A pesquisa investigou possibilidades de criação tendo como ponto de partida o corpo do ator atravessado pelo imaginário do Tarô de Marselha. Explora o uso das imagens do baralho como dispositivos de composição em um espetáculo teatral, buscando a potência arquetípica das figuras em cenas que mesclam fisicalidade e tecnologia, fazendo uso das cartas como veículo para uma reflexão de autoconhecimento para propor uma dramaturgia. Investigou-se princípios criativos inspirados nessas imagens, assim como os temas relacionados a essa articulação, suas origens e desdobramentos. Desenvolveu-se a criação de um espetáculo chamado Insônia, realizado em parceria com outro colega do mesmo programa de mestrado que estabelece a função de diretor. O eixo dramatúrgico propõe um solo, onde um sujeito, a partir de uma experiência de insônia, se problematiza no mundo e vive uma espécie de limbo entre a lucidez e a loucura. Esse sujeito se autorretrata virtualmente e explora os limites da linguagem cênica tradicional, compondo uma teia a partir da imagem física e virtual, atravessando realidade e ficção em uma experimentação onírica.pt
dc.description.abstractInsomnio: El Actor y el Castillo de Cartas se caracteriza como memorial descriptivo de la investigación empírica que se encuadra en el campo de estudios de los procesos de creación escénica. La investigación explora el uso de cartas del Tarot de Marsella como dispositivos de composición en un espectáculo teatral, en búsqueda de la potencia arquetípica traída por las cartas en una escena atravesada por la fisicalidad y la tecnología. Se investigan principios creativos inspirados en las imágenes simbólicas de la baraja, así como los temas relacionados a esa articulación, sus orígenes y desdoblamientos. Se desarrolla la cración de un espectáculo llamado Insomio, realizado en asociación con otro compañero del mismo programa de maestría que establece la función de director. El eje dramatúrgico propone un monólogo, donde un sujeto, a partir de una experiencia de insomnio, se problematiza en el mundo y vive una especie de limbo entre la lucidez y la locura. Este sujeto se autorretrata virtualmente y explora los límites del lenguaje escénico tradicional, componiendo una tela a partir de la imagen física y virtual, atravesando realidad y ficción en una experimentación onírica.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcesos de creación escénicaen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectInsomnioen
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectProcesso de criação : Teatropt_BR
dc.subjectTaroten
dc.subjectTarôpt_BR
dc.subjectActoren
dc.subjectInsôniapt_BR
dc.titleInsônia : o ator criador e o castelo de cartaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093548pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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