A qualidade ambiental em empresas dos setores primário, secundário e terciário no sul do Brasil : um estudo de três casos

Visualizar/abrir
Data
2001Tipo
Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisas realizadas com empresas dos setores primário, secundário e terciário no Estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo sul do Brasil. O objetivo da pesquisa foi identificar, na gestão ambiental realizada em uma empresa de cada setor, quais eram as prioridades e ações desenvolvidas para melhorar a qualidade ambiental dos respectivos produtos, processos e serviços. No setor primário foi investigado uma empresa que cultiva produtos orgânicos. Embor ...
Este artigo apresenta resultados de pesquisas realizadas com empresas dos setores primário, secundário e terciário no Estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo sul do Brasil. O objetivo da pesquisa foi identificar, na gestão ambiental realizada em uma empresa de cada setor, quais eram as prioridades e ações desenvolvidas para melhorar a qualidade ambiental dos respectivos produtos, processos e serviços. No setor primário foi investigado uma empresa que cultiva produtos orgânicos. Embora a empresa tenha reduzido o impacto ambiental do processo produtivo, a ênfase foi a melhoria do produto, visando a diferenciação deste produto e a obtenção de melhor preço de mercado. No setor secundário foi investigado uma empresa fabricante de máquinas agrícolas que priorizou suas ações na melhoria do processo produtivo. Foram implantadas técnicas de produção mais limpa que resultaram na redução do uso de matéria-prima e na geração de resíduos, tendo como conseqüência a redução do custo de produção. No setor terciário foi investigado uma empresa que realiza a coleta dos resíduos sólidos de uma cidade. A melhoria da qualidade ambiental dos serviços prestados por esta empresa está focada na busca da conscientização do cidadãos, para que estes gerem menos lixo e para que separem os resíduos de forma a facilitar a reciclagem destes resíduos. O método utilizado foi a realização de um estudo de três casos, o que permitiu a descrição de experiências que se destacaram nos seus respectivos setores. Os resultados obtidos mostram que as ações desenvolvidas pelas empresas tiveram focos diferentes, mas todas obtiveram melhorias significativas na qualidade ambiental dos seus produtos, processos e serviços. ...
Abstract
This article presents the results of researches done in companies of the agricultural, manufacturing, and service sectors in the Rio Grande do Sul State, located in southern Brazil. The research was aimed at identifying the priorities and actions developed to improve the environmental quality of the respective products, processes and services employed in the environmental management of each sector. In the agricultural sector, a company that cultivates organic products was studied. Although such ...
This article presents the results of researches done in companies of the agricultural, manufacturing, and service sectors in the Rio Grande do Sul State, located in southern Brazil. The research was aimed at identifying the priorities and actions developed to improve the environmental quality of the respective products, processes and services employed in the environmental management of each sector. In the agricultural sector, a company that cultivates organic products was studied. Although such a company had reduced the impact in the environment, the emphasis was the improvement in the quality of the product, aiming at the differentiation of such product and the obtention of a better price in the market. In the manufacturing sector, it was investigated a company which produces agricultural implementation machinery, which focused its actions upon the improvement of the productive process. Techniques for a cleaner production were implemented, which resulted in the reduction of the use of raw material and generation of residues and, consequently, the reduction of the production costs. In the service sector, a company that collects solid residues for a town was analyzed. The improvement of the environmental quality in the services offered by this company is focused on the search of the citizens’ awareness for the generation of less garbage and the selection of residues, so that the recycling of such residues could be facilitated. In the research, it was used the case study methodology, which allowed the description of the three experiences of companies which excelled in their respective sectors. The obtained results demonstrate that the actions developed by those accompanies had different focus, but obtained significative improvements in environmental quality of their products, processes and services. ...
Contido em
Read : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 21, vol. 7, n. 3 (maio/jun. 2001), documento eletrônico
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42111)Ciências Sociais Aplicadas (4322)
Este item está licenciado na Creative Commons License
