Diretrizes para projeto de e-books com enfoque em crianças em fase de alfabetização
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Outro título
Design guidelines to project eBooks aimed at children learning to read
Assunto
Resumo
Neste artigo, os autores propõem-se a explorar de que modo o projeto de e-books voltados a crianças em fase de alfabetização pode ser aprimorado, de modo a fazer uso mais consciente dos recursos tecnológicos e, assim, melhorar a experiência de leitura infantil nesse contexto de ensino-aprendizagem. Para isso, partem de uma pesquisa bibliográfica dividida em duas partes: a primeira busca identificar características do público-alvo, suas capacidades e limitações no que diz respeito à leitura em s ...
Neste artigo, os autores propõem-se a explorar de que modo o projeto de e-books voltados a crianças em fase de alfabetização pode ser aprimorado, de modo a fazer uso mais consciente dos recursos tecnológicos e, assim, melhorar a experiência de leitura infantil nesse contexto de ensino-aprendizagem. Para isso, partem de uma pesquisa bibliográfica dividida em duas partes: a primeira busca identificar características do público-alvo, suas capacidades e limitações no que diz respeito à leitura em suporte digital; a segunda, por sua vez, procura elucidar os aspectos técnicos envolvidos no projeto de livros digitais infantis, sob o enfoque do design, abordando tópicos como tipografia, ilustração e diagramação. Posteriormente, realizam uma análise de similares, em que observam e avaliam dez publicações digitais voltadas ao público infantil. A partir dos dados obtidos, propõem, então, diretrizes preliminares de projeto de e-books infantis e destacam alguns pontos de discussão, que são avaliados por seis especialistas, selecionados entre designers gráficos com experiência teórico/prática e especialistas em educação e/ou pedagogos. As diretrizes preliminares e pontos de discussão passam, então, por uma reavaliação, a partir dos apontamentos feitos pelo corpo de especialistas consultados (a consulta direta com o público infantil não foi realizada até esta etapa da pesquisa). Os autores definem, por fim, como resultado da pesquisa, vinte diretrizes de projeto de e-books infantis que permitam ao designer envolvido em um projeto de e-book infantil explorar de forma adequada os recursos tecnológicos, aprimorando a qualidade técnica dos livros digitais em contexto de alfabetização – pretende-se, dessa forma, contribuir com os esforços acadêmicos na área, elucidando formas de se trabalhar a leitura em suporte digital como ferramenta efetiva em ambiente educacional. ...
Abstract
In this paper, the authors explore how the project of eBooks aimed at children learning to read can be improved in order to take better advantage of technological resources and thus enhance children's reading experience in this educational context. In order to do that, it begins with a literature research, divided in two main areas: the first aims to understand the target audience, their abilities and limitations with regard to reading, and the second approaches children’s eBooks, involving tec ...
In this paper, the authors explore how the project of eBooks aimed at children learning to read can be improved in order to take better advantage of technological resources and thus enhance children's reading experience in this educational context. In order to do that, it begins with a literature research, divided in two main areas: the first aims to understand the target audience, their abilities and limitations with regard to reading, and the second approaches children’s eBooks, involving technical aspects under the focus of graphic design, such as typography, illustration and editorial design. Subsequently, an analysis on children’s books available in the market is performed on ten digital publications focused at children, which are observed and analyzed. From the data obtained so far, the authors propose some preliminary guidelines and discussion points, which are evaluated by experts, selected among senior designers, with theoretical or market experience, and professionals of education or pedagogy. After the interview with the experts, the preliminary guidelines and the discussion points are reevaluated (direct consultation with children was not held until this stage of the research). The authors propose, finally, as a result of this research, twenty design guidelines for children's eBooks, enabling the designer to explore adequately the technological resources, and improving the technical quality of digital books in an educational context – the authors intend, by presenting this research, to contribute with the academic efforts in this area, elucidating ways of making digital reading an effective tool in the educational environment. ...
Contido em
Design & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 16 (2018), p. 52-68
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42434)Ciências Sociais Aplicadas (4383)
Este item está licenciado na Creative Commons License
