Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:37:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194584pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação docente na área de Química. Os objetivos são identificar e problematizar alguns dos elementos que compõem a estrutura curricular e as práticas pedagógicas de um curso de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como fonte de dados: as visões de docentes e estudantes do curso, investigadas por meio de questionários que foram respondidos por alunos das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante; o projeto pedagógico do curso e documentos que permitem caracterizar e analisar o caso. As disciplinas foram categorizadas com base na literatura, o que possibilitou a determinação das áreas do conhecimento privilegiadas, em termos de carga horária, na estrutura curricular. Os resultados obtidos revelam uma maior similaridade do curso ao modelo da racionalidade técnica, ainda que de forma hibridizada. As evidências também apontam a necessidade de que haja reformulações curriculares que permitam maior interação dos conhecimentos pedagógicos e educacionais com as especificidades dos conhecimentos químicos, permitindo maiores contribuições do curso para o exercício profissional de seus egressos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a case study concerning teacher education in the field of Chemistry. The objectives are to identify and problematize some of the elements that make up a curricular structure and the pedagogical practices of the Teacher Training Degree in Chemistry of a federal university located in the state of Rio Grande do Sul – Brazil. The research is built upon the following data: the perspectives of professors and students surveyed through questionnaires answered by students in the final stages of the program and faculty members of the Structuring Faculty Council; the pedagogical plan of the program, as well as documents which enable the characterization and analysis of the case. The disciplines were categorized based on the literature, which allowed the determination of the privileged areas of knowledge in terms of hours in the curricular structure. Results show a greater similarity of the teacher training program to the technical-rationality model, although in a hybridized form. The evidence also points to the need for curricular reformulations that allow greater interaction of pedagogical and educational knowledge with the specificities of the chemical knowledge, allowing greater contributions of the course for the professional exercise of its graduates.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 7, n.1 (2018), 18 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher education in chemistryen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.titleDiferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeDifferent looks on pedagogical practices in chemistry teacher training degree : a case studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001088082pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples