Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGoi, Mara Elisângela Jappept_BR
dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:36:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1806-5821pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194575pt_BR
dc.description.abstractA Resolução de Problemas se constitui em campo metodológico e psicológico do Ensino de Ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e ao desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de Ciências da Natureza. Como campo psicológico, fundamentado principalmente nos trabalhos de Jerome Bruner, devido as suas orientações sobre o desenvolvimento da criança, em que parte da hipótese de que qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo examina três ideias fundamentais: o processo do desenvolvimento intelectual da criança, o ato de aprendizagem e a noção do currículo em espiral. Também argumenta que o ensino pode se constituir através da Resolução de Problemas e pode permitir a compreensão de que a ciência é um empreendimento humano focado na Resolução de problemas. Assim, este ensaio se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Jerome Bruner, com o objetivo de aprofundar seu aporte teórico e que esse possa ser utilizado em programas de formação inicial e continuada de professores.pt
dc.description.abstractThe Problems Solving is a methodological and psychological field of Science Teaching. While teaching methodology allows the work pedagogically guided by instigates situations, the appropriate scientific concepts construction and the development of scientific attitude in the nature Sciences classes contexts. In psychological field, based mainly on the works of Jerome Bruner, due to his orientations on the development of the child, in part of the hypothesis that any subject can be taught effectively in any phase of the development of the individual examines three fundamental ideas: the process the child's intellectual development, the act of learning, and the notion of the spiral curriculum. It also argues that teaching can be built through Problems Solving and can allow the understanding that science is a human enterprise focused on problems solving. Thus, this essay proposes to introduce and discuss aspects of Jerome Bruner's theory, with the objective of deepening its theoretical contribution and that it can be used in initial and continuing teacher training programs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiências & Cognição. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 23, n. 2 (2018), p. 315-332pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBruner, Jerome Seymour, 1915-pt_BR
dc.subjectProblems solvingen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTeaching formationen
dc.subjectPsychological aspects of the human developmenten
dc.titleContribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da naturezapt_BR
dc.title.alternativeJerome Bruner Contributions’ : psychological aspects related to solving problems in the teachers Science Education trainingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001088087pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples