Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, André Luís de Souzapt_BR
dc.contributor.authorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:36:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1808-270Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194568pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca questionar a pertinência e a preeminência do discurso médico em relação ao trabalho em sala de aula, propondo a discussão de seus efeitos e aventando uma alternativa epistêmica e discursiva fundamentada em uma experiência de formação em nível de extensão universitária. Como ponto de partida, o reconhecimento de um mal-estar evidenciado pelas queixas de angústia, desamparo e despreparo ante as demandas por ação pedagógica segundo uma epistemologia naturalista e reducionista. Escapar ao reducionismo do pensamento naturalista, do qual participa o ideal médico, pode passar por outra forma de construir conhecimento em educação e pelo fortalecimento da figura do professor, reafirmando seu protagonismo em assuntos pedagógicos e tomando o espaço educacional como manifesto na complexidade da vida e da linguagem ordinárias, incluindo suas manifestações ilógicas. São diferentes posições enunciativas que imprimem percursos escolares também diversos, cifrando destinos distintos para o conhecimento produzido em educação especial, bem como para alunos, escolas e professores.pt
dc.description.abstractThis paper aims to question the pertinence and pre-eminence of the medical speech related to work developed in classroom, suggesting a discussion of its effects as well as an epistemic and discursive alternative based in an experience of academic extension background. As a starting point, the recognition of uneasiness may be evident on complaints of anguish, abandonment and lack of preparation in front of a demand for pedagogical action according to a naturalist and reductionist epistemology. Escaping of the reductionism of the naturalist thinking – in which the medical ideal is into – could be part of another way of constructing knowledge in education and also of strengthening teacher’s authority figure, by reassuring his/her as protagonist on pedagogical matters and by taking the educational environment as a manifesto about the complexity of life and of the ordinary language, including its illogical manifestations. Different enunciative positions print different school pathways, paving different destinations for the knowledge produced in special education, as well as for students, schools and teachers.en
dc.description.abstractEste artículo pretende cuestionar la relevancia y preeminencia del discurso médico en relación al trabajo en el aula, proponiendo el debate de sus efectos y sugiere una alternativa epistémica y discursiva basada en una experiencia de la formación en el nivel de extensión en la Universidad. Como punto de partida, el reconocimiento de un malestar evidenciado por la angustia, la impotencia y la falta de preparo ante a las demandas por acción pedagógica basada en una epistemología naturalista y reduccionista. Escapar al reduccionismo del pensamiento naturalista, característico del ideal médico, puede hacerse con otra forma de construir conocimiento en educación y el fortalecimiento de la figura del profesor, reafirmando su protagonismo en los asuntos educativos y teniendo el espacio educativo como manifiesto en la complejidad de la vida y el lenguaje ordinario, incluyendo sus manifestaciones ilógicas. Son diferentes posiciones enunciativas que imprimen recorridos escolares también diversos, cifrando destinos distintos para el conocimiento producido en educación especial, así como para alumnos, escuelas y profesores.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 31, n. 61 (jul./set. 2018), p. 617-630pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectEducación especiales
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectConocimientoes
dc.titleFormas de conhecer em educação especial : mal-estar, discurso médico e vida ordinária na escolapt_BR
dc.title.alternativeWays of knowing in special education : uneasiness, medical speech and ordinary life at schoolen
dc.title.alternativeLas maneras de conocer en educación especial : malestar, discurso médico y la vida ordinaria en las escuelaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001088125pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples