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dc.contributor.authorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:36:47Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2317-2452pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194561pt_BR
dc.description.abstractTendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores.pt
dc.description.abstractUsing an “instruction manual” created by Argentine writer Júlio Cortázar as a trope, in this article I present some principles that can be useful to researchers, especially those who deal with themes involving education and art. These principles emerge from my experience as a researcher committed to investigations that indicate a certain disbelief in “real truth” or grand narratives that purport to provide universally valid explanations. In the second part of the text, I share some experiences carried out within the scope of the Graduate Programme in Education at UFRGS, both in the coordination of researches and in the supervision of scholarly works involving art, education and teaching, addressing some pathways and methodological experiences such as photographic conversations and artistic-pedagogical residencies. The aim is to use this “collection of examples” of researches as an aid in the methodological pathways to be chosen or invented by other researchers, rather than a model or instructions to be followed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCriar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 7, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResearchen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectArten
dc.subjectTeachingen
dc.titleArte e docência : pesquisa e percursos metodológicospt_BR
dc.title.alternativeArt and teaching : research and methodological pathwaysen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001088077pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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