Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJunges, Alexandre Luispt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vinicius Yuri dospt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Francineide Amorim Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-15T02:38:06Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1982-2413pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194261pt_BR
dc.description.abstractA temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda da educação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, inclusive sobre seus aspectos científicos mais básicos. O presente artigo pretende contribuir para a articulação e inserção deste tema no ensino de ciências, especialmente nos níveis médio e fundamental. Para tanto é feita uma abordagem da perspectiva da Física básica discutindo os principais conceitos científicos necessários para a compreensão dos fenômenos do efeito estufa e do aquecimento global. Buscamos fazê-lo de forma detalhada, apresentando passo a passo os conceitos e incluindo alguns aspectos da história da ciência do clima, de modo que o leitor não familiarizado com o assunto possa formar uma visão científica inicial acerca do tema.pt
dc.description.abstractClimate change is one of the main themes of the environmental education agenda for the 21st century. However, this topic is still poorly addressed in the classroom of basic education and requires more in-depth discussions, including its most basic scientific aspects. This article aims to contribute to the articulation and insertion of this theme in science education, especially at the elementary and high school levels. In order to do so, we made an approach from the perspective of Physics, discussing the main scientific concepts that are necessary to understand the phenomena of the greenhouse effect and global warming. We made this in a detailed way, presenting the concepts step by step and including some aspects of the history of climate science, so the reader unfamiliar with the subject can form an initial scientific view about the topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 13, n. 5 (dez. 2018), p. 126-151pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGreenhouse effecten
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.subjectGlobal warmingen
dc.subjectEfeito estufapt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectClimate changeen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleEfeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básicapt_BR
dc.title.alternativeGreenhouse effect and global warming : a conceptual approach from the perspective of physics to basic educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085731pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples