Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
dc.contributor.author | Junges, Alexandre Luis | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Vinicius Yuri dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Massoni, Neusa Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Francineide Amorim Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-15T02:38:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2413 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/194261 | pt_BR |
dc.description.abstract | A temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda da educação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, inclusive sobre seus aspectos científicos mais básicos. O presente artigo pretende contribuir para a articulação e inserção deste tema no ensino de ciências, especialmente nos níveis médio e fundamental. Para tanto é feita uma abordagem da perspectiva da Física básica discutindo os principais conceitos científicos necessários para a compreensão dos fenômenos do efeito estufa e do aquecimento global. Buscamos fazê-lo de forma detalhada, apresentando passo a passo os conceitos e incluindo alguns aspectos da história da ciência do clima, de modo que o leitor não familiarizado com o assunto possa formar uma visão científica inicial acerca do tema. | pt |
dc.description.abstract | Climate change is one of the main themes of the environmental education agenda for the 21st century. However, this topic is still poorly addressed in the classroom of basic education and requires more in-depth discussions, including its most basic scientific aspects. This article aims to contribute to the articulation and insertion of this theme in science education, especially at the elementary and high school levels. In order to do so, we made an approach from the perspective of Physics, discussing the main scientific concepts that are necessary to understand the phenomena of the greenhouse effect and global warming. We made this in a detailed way, presenting the concepts step by step and including some aspects of the history of climate science, so the reader unfamiliar with the subject can form an initial scientific view about the topic. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 13, n. 5 (dez. 2018), p. 126-151 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Greenhouse effect | en |
dc.subject | Aquecimento global | pt_BR |
dc.subject | Global warming | en |
dc.subject | Efeito estufa | pt_BR |
dc.subject | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.subject | Climate change | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Greenhouse effect and global warming : a conceptual approach from the perspective of physics to basic education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001085731 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Journal Articles (42298)Exact and Earth Sciences (6313)