Crenças sobre cuidado e desenvolvimento de bebês na perspectiva das educadoras
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Nos últimos anos, houve um aumento da procura por cuidados alternativos e a entrada na creche passou a figurar fortemente na dinâmica das famílias brasileiras. Disso emerge a necessidade de estudar o impacto do contexto de creche no desenvolvimento infantil. Pais, educadores e criança tem papel de extrema importância na configuração desse contexto. O presente trabalho busca identificar as crenças das educadoras sobre o que são as necessidades dos bebês, bem como caracterizar suas práticas valor ...
Nos últimos anos, houve um aumento da procura por cuidados alternativos e a entrada na creche passou a figurar fortemente na dinâmica das famílias brasileiras. Disso emerge a necessidade de estudar o impacto do contexto de creche no desenvolvimento infantil. Pais, educadores e criança tem papel de extrema importância na configuração desse contexto. O presente trabalho busca identificar as crenças das educadoras sobre o que são as necessidades dos bebês, bem como caracterizar suas práticas valorizadas e realizadas junto aos bebês no dia a dia de um berçário. Realizouse uma entrevista semiestruturada com 12 educadoras de duas creches públicas de Porto Alegre. As entrevistas foram analisadas qualitativamente e as falas das educadoras categorizadas a partir de categorias pré definidas. As categorias foram construídas baseadas nos três conjuntos de práticas de cuidado sugeridos por Winnicott: holding, manipulação (handling) e apresentação de objetos. Os resultados mostram que tanto as crenças, quanto as práticas das educadoras são mais relacionadas ao holding. Manipulação e apresentação de objetos foram pouco presentes quando as educadoras falavam de suas crenças, mas foram bastante presentes quando essas se referiam as suas práticas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (438)
Este item está licenciado na Creative Commons License