A educação permanente como estratégia de mediação no trabalho do/a assistente social no SUAS
dc.contributor.advisor | Fernandes, Rosa Maria Castilhos | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortunato, Valquiria Quintanilha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T02:34:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193437 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social da UFRGS (TCC) tem como objetivo apresentar as possibilidades da Educação Permanente como estratégia de mediação no trabalho do/a Assistente Social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com vistas à defesa e manutenção das políticas sociais, e a institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS (PNEP/SUAS). O interesse por este assunto surge a partir da experiência do Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social, onde tivemos a primeira aproximação com este tema que nos mobilizou a darmos continuidade à discussão da práxis educativa a partir da Educação Permanente. Para tanto, nos dedicamos a realização de uma revisão bibliográfica sobre as categorias: Serviço Social, Educação e Educação Permanente, e a Categoria Mediação. A Educação Permanente tem como objetivo estabelecer meios, mecanismos e instrumentos que qualificam a oferta e manutenção dos direitos socioassistenciais. Como resultado este trabalho apresenta dois capítulos ao qual, no primeiro nos aproximamos do conceito de e Educação e Educação Permanente, e sobre a PNEP no contexto do SUAS; no terceiro capítulo apresentaremos as mediações possíveis no trabalho da/o Assistente Social, assim, discorreremos sobre a interlocução da Educação Permanente e o Serviço Social, e trabalharemos a categoria mediação a partir da instrumentalidade do Serviço Social; por fim, socializaremos a experiência de Educação Permanente no Estágio Curricular em Serviço Social. Por fim tecemos as considerações finais que apontam a importância do fomento e valorização da institucionalização da cultura da Educação Permanente no âmbito do SUAS, com vistas a qualificação das políticas sociais. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Política social | pt_BR |
dc.title | A educação permanente como estratégia de mediação no trabalho do/a assistente social no SUAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092122 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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