A educação permanente como estratégia de mediação no trabalho do/a assistente social no SUAS
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social da UFRGS (TCC) tem como objetivo apresentar as possibilidades da Educação Permanente como estratégia de mediação no trabalho do/a Assistente Social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com vistas à defesa e manutenção das políticas sociais, e a institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS (PNEP/SUAS). O interesse por este assunto surge a partir da experiência do Estágio Curricular Obrigató ...
O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social da UFRGS (TCC) tem como objetivo apresentar as possibilidades da Educação Permanente como estratégia de mediação no trabalho do/a Assistente Social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com vistas à defesa e manutenção das políticas sociais, e a institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS (PNEP/SUAS). O interesse por este assunto surge a partir da experiência do Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social, onde tivemos a primeira aproximação com este tema que nos mobilizou a darmos continuidade à discussão da práxis educativa a partir da Educação Permanente. Para tanto, nos dedicamos a realização de uma revisão bibliográfica sobre as categorias: Serviço Social, Educação e Educação Permanente, e a Categoria Mediação. A Educação Permanente tem como objetivo estabelecer meios, mecanismos e instrumentos que qualificam a oferta e manutenção dos direitos socioassistenciais. Como resultado este trabalho apresenta dois capítulos ao qual, no primeiro nos aproximamos do conceito de e Educação e Educação Permanente, e sobre a PNEP no contexto do SUAS; no terceiro capítulo apresentaremos as mediações possíveis no trabalho da/o Assistente Social, assim, discorreremos sobre a interlocução da Educação Permanente e o Serviço Social, e trabalharemos a categoria mediação a partir da instrumentalidade do Serviço Social; por fim, socializaremos a experiência de Educação Permanente no Estágio Curricular em Serviço Social. Por fim tecemos as considerações finais que apontam a importância do fomento e valorização da institucionalização da cultura da Educação Permanente no âmbito do SUAS, com vistas a qualificação das políticas sociais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Serviço Social.
Coleções
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TCC Serviços Sociais (135)
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