Indicações geográficas com foco em aplicações
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Assunto
Resumo
O acirrado desafio de introduzir produtos no mercado, frente à competitividade de empresas, faz com que seja necessário buscar alternativas e soluções que promovam um diferencial e que agreguem valor aos produtos. Desse modo, uma das formas empregadas pode ser o reconhecimento de uma Indicação Geográfica (IG), que vista como estratégica tem a possibilidade de capilarmente promover o desenvolvimento local e regional e de motivar pequenos produtores agregados a associações e/ou cooperativas a man ...
O acirrado desafio de introduzir produtos no mercado, frente à competitividade de empresas, faz com que seja necessário buscar alternativas e soluções que promovam um diferencial e que agreguem valor aos produtos. Desse modo, uma das formas empregadas pode ser o reconhecimento de uma Indicação Geográfica (IG), que vista como estratégica tem a possibilidade de capilarmente promover o desenvolvimento local e regional e de motivar pequenos produtores agregados a associações e/ou cooperativas a manterem as tradições ligadas à produção do agronegócio, estimulando a criação de produtos únicos com apelo ao turismo local e diferencial competitivo. Ao comprovar que produtos e/ou serviços têm um legado originado de uma região específica, a IG surge como uma forma de reconhecer sua origem, atribuindo-lhe uma identidade própria. Como um ativo da propriedade industrial, a IG vem expandindo seu papel no cenário econômico mundial como uma opção para a promoção de desenvolvimento social e cultural sob uma perspectiva que valoriza a ação coletiva e a identidade local. ...
Abstract
The intense challenge of introducing products to the market, in face of the competitiveness of companies, has led to the search for alternatives and solutions that promote differential and add value to products. Thus, one of the forms used may be the recognition of a Geographical Indication (IG), which, viewed as strategic, has the potential to promote local and regional development, as well as to motivate small aggregate producers to associations and/or cooperatives to maintain traditions rela ...
The intense challenge of introducing products to the market, in face of the competitiveness of companies, has led to the search for alternatives and solutions that promote differential and add value to products. Thus, one of the forms used may be the recognition of a Geographical Indication (IG), which, viewed as strategic, has the potential to promote local and regional development, as well as to motivate small aggregate producers to associations and/or cooperatives to maintain traditions related to agribusiness production, stimulating the creation of unique products with appeal to local tourism and competitive differential. When proving that products and/or services have a legacy originating from a specific region, the GI appears as a way of recognizing its origin, giving it its own identity. As an industrial property asset, GI has expanded its role in the world economic scenario as an option for promoting social and cultural development from a perspective that values collective action and local identity. ...
Contido em
Santos, Wagna Piler Carvalho dos (org.). Conceitos e aplicações de propriedade intelectual. Salvador: IFBA, 2019. p. 428-460
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5612)Ciências Sociais Aplicadas (1108)
Este item está licenciado na Creative Commons License