Correlação entre aspectos cognitivos e disfagia em pacientes com esclerose lateral amiotrófica
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Introdução: As alterações cognitivas já são identifcadas em 30-50% da população com ELA. A disfagia, por sua vez, é um sintoma muito presente, sendo inclusive um dos principais sintomas quando há envolvimento bulbar. Essas alterações podem trazer implicações clínicas importantes com o avanço da doença. Objetivo: correlacionar os aspectos cognitivos e a disfagia em pacientes acometidos pela ELA. Métodos: Estudo transversal, observacional e descritivo. Foram incluídos indivíduos com diagnóstico d ...
Introdução: As alterações cognitivas já são identifcadas em 30-50% da população com ELA. A disfagia, por sua vez, é um sintoma muito presente, sendo inclusive um dos principais sintomas quando há envolvimento bulbar. Essas alterações podem trazer implicações clínicas importantes com o avanço da doença. Objetivo: correlacionar os aspectos cognitivos e a disfagia em pacientes acometidos pela ELA. Métodos: Estudo transversal, observacional e descritivo. Foram incluídos indivíduos com diagnóstico de ELA e que concordaram em assinar o TCLE. Foram excluídos indivíduos que realizaram terapia fonoaudiológica para disfagia previamente, apresentaram ausência de linguagem oral que impossibilitasse a realização dos testes cognitivos, estar sem alimentação por Via Oral e desistência antes de completar todas as etapas. Foram realizadas avaliações da cognição e da disfagia. Resultados: A amostra inicial foi composta por 86 participantes, onde 69 entraram nos critérios de exclusão. Foram avaliados 17 pacientes, com idade media de 49,8 (±11,3) e escolaridade de 7,1 (± 2,8). O tempo de doença foi analisado em meses, tendo uma mediana 24 (P25=10;-P75=72) meses. Nesta amostra, 70,6% são do gênero masculino. 47,1% dos indivíduos apresentaram disfagia, a mesma correlacionou-se com a cognição nos testes FAB (p=0,019), Teste de Trilhas A (p=0,006) e BDI (p=o,015). Conclusão: Nesta amostra, as funções executivas e depressão impactaram na disfagia em indivíduos com ELA. ...
Abstract
Introduction: Cognitive alterations are already identified in 30-50% of the population with ALS. Dysphagia, on the other hand, is a very present symptom, being even one of the main symptoms when there is bulbar involvement. These changes may have important clinical implications as the disease progresses. Objective: to correlate the cognitive aspects and dysphagia in patients affected by ALS. Methods: Cross-sectional, observational and descriptive study. Individuals with a diagnosis of ALS were ...
Introduction: Cognitive alterations are already identified in 30-50% of the population with ALS. Dysphagia, on the other hand, is a very present symptom, being even one of the main symptoms when there is bulbar involvement. These changes may have important clinical implications as the disease progresses. Objective: to correlate the cognitive aspects and dysphagia in patients affected by ALS. Methods: Cross-sectional, observational and descriptive study. Individuals with a diagnosis of ALS were included who agreed to sign the ICF. We excluded individuals who underwent therapy for dysphagia previously, had no oral language that would make it impossible to perform the cognitive tests, be without oral feeding and withdrawal before completing all the steps. Evaluations of cognition and dysphagia were performed. Results: The initial sample consisted of 86 participants, where 69 entered the exclusion criteria. Seventeen patients were evaluated, with a mean age of 49.8 (± 11.3) and schooling of 7.1 (± 2.8). Disease time was analyzed in months, with a median 24 (P25 = 10; P75 = 72) months. In this sample, 70.6% were male. 47.1% of the individuals presented dysphagia, the same correlated with cognition in the FAB tests (p = 0.019), Trail Making Test A (p = 0.006) and BDI (p = 0, 015). Conclusion: In this sample, executive functions and depression had an impact on dysphagia in individuals with ALS. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Coleções
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TCC Fonoaudiologia (151)
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