Qualidade da brincadeira como indicadora de potencialidades no transtorno do espectro autista
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada por déficits na comunicação e na interação social, bem como padrões de comportamentos restritos e repetitivos. Nos casos de crianças, tais aspectos podem ser percebidos através da brincadeira, acarretando em comportamentos exploratórios atípicos, dificuldades no uso funcional dos brinquedos, e ausência ou limitação de brincadeira simbólica. A brincadeira serve também como instrumento de avaliação psicológi ...
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada por déficits na comunicação e na interação social, bem como padrões de comportamentos restritos e repetitivos. Nos casos de crianças, tais aspectos podem ser percebidos através da brincadeira, acarretando em comportamentos exploratórios atípicos, dificuldades no uso funcional dos brinquedos, e ausência ou limitação de brincadeira simbólica. A brincadeira serve também como instrumento de avaliação psicológica, através de um procedimento conhecido como hora lúdica diagnóstica, que propicia a observação tanto de habilidades adquiridas ao longo do desenvolvimento infantil quanto de comprometimentos. O presente estudo teve como objetivo investigar a qualidade da brincadeira de um menino de 5 anos, encaminhado ao Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS por suspeita de TEA, buscando-se identificar as áreas de potencialidades no brincar. O material analisado foi obtido através de três sessões de hora lúdica, e os comportamentos da criança foram codificados utilizando-se o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA). Os resultados apontam dificuldades na brincadeira simbólica, mas também potencialidades tais como a exploração adequada dos brinquedos disponíveis, habilidades no uso funcional dos brinquedos e flexibilidade na troca de objetos e na alternância de turnos com a avaliadora. Estes achados, além de serem relevantes para o prognóstico do caso, reforçam o potencial da hora lúdica como instrumento de avaliação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (430)
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