A globalização do futebol : uma análise do impacto da mudança de legislação no objetivo dos principais clubes brasileiros
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O futebol é o esporte que movimenta as maiores cifras econômica no mundo. A despeito de ser a atividade esportiva preferida dos brasileiros, confundindo-se muitas vezes com a própria identidade nacional, os ganhos gerados pelo esporte estão abaixo do potencial do mercado no país e de seu crescimento no mundo. Algumas mudanças institucionais ocorridas a partir da década de 1990 produziram diferenças econômicas significativas entre as principais ligas de esporte mundiais e a dos países em desenvo ...
O futebol é o esporte que movimenta as maiores cifras econômica no mundo. A despeito de ser a atividade esportiva preferida dos brasileiros, confundindo-se muitas vezes com a própria identidade nacional, os ganhos gerados pelo esporte estão abaixo do potencial do mercado no país e de seu crescimento no mundo. Algumas mudanças institucionais ocorridas a partir da década de 1990 produziram diferenças econômicas significativas entre as principais ligas de esporte mundiais e a dos países em desenvolvimento, particularmente a brasileira. O objetivo desta monografia é analisar a forma como os principais clubes brasileiros reagiram a essas mudanças tentando aumentar a competitividade em um ambiente globalizado. Isto deu mudando o foco de uma administração voltada à maximização da satisfação do torcedor para uma baseada na busca de receitas. Neste caso, a espetacularização do futebol, gerada pela transformação midiática ocorrida, gerou a construção de novas arenas, por exemplo, como estratégia usada para atrair público para os estádios e vender pacotes televisivos. Esse movimento foi contrabalançado pela crescente perda de jogadores para as principais ligas mundiais, expondo um dos dilemas do futebol brasileiro. Os clubes ao mesmo tempo em que tiveram um aumento das receitas através da venda dos direitos televisivos e da venda de jogadores ao exterior, passaram a perder em qualidade nas equipes e depender muito mais de receitas externas do que da proximidade do torcedor, gerando, assim, uma mudança no objetivo final do clube. ...
Abstract
Football is the sport that moves the highest economic figures in the world. Despite being the preferred sporting activity of Brazilians, often confused with their own national identity, the gains generated by the sport are below the market potential in the country and its growth in the world. Some institutional changes since the 1990s have produced significant economic differences between the world's major sports leagues and those of the developing countries, particularly Brazil. The purpose of ...
Football is the sport that moves the highest economic figures in the world. Despite being the preferred sporting activity of Brazilians, often confused with their own national identity, the gains generated by the sport are below the market potential in the country and its growth in the world. Some institutional changes since the 1990s have produced significant economic differences between the world's major sports leagues and those of the developing countries, particularly Brazil. The purpose of this monograph is to analyze how the main Brazilian clubs have responded to these changes by trying to increase competitiveness in a globalized environment. This has shifted the focus of an administration aimed at maximizing fan welfare to one based on revenue-seeking. In this case, the spectacularization of football, generated by the media transformation, has led to the construction of new arenas, for example, as a strategy used to attract audiences to the stadiums and sell television packages. This movement was counterbalanced by the growing loss of players to the world's top leagues, exposing one of the dilemmas of Brazilian football. At the same time as they had an increase in revenues through the sale of television rights and the sale of players abroad, they began to lose team quality and depend much more on external revenue than on the proximity of the fan, thus generating a change in the ultimate goal of the club. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1290)
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