Calçado para pessoas com diabetes como forma de prevenção ao pé diabético
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tenciona o desenvolvimento de um calçado para pessoas com diabetes, com foco no público feminino, como forma de prevenção aos pés diabéticos. O trabalho é divido em duas etapas, a primeira aborda o planejamento de projeto, a fundamentação teórica, o projeto informacional e o projeto conceitual, fundamentando o processo de desenvolvimento do produto para a realização da segunda etapa, que se conclui com a geração de um protótipo do produto proposto, um c ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tenciona o desenvolvimento de um calçado para pessoas com diabetes, com foco no público feminino, como forma de prevenção aos pés diabéticos. O trabalho é divido em duas etapas, a primeira aborda o planejamento de projeto, a fundamentação teórica, o projeto informacional e o projeto conceitual, fundamentando o processo de desenvolvimento do produto para a realização da segunda etapa, que se conclui com a geração de um protótipo do produto proposto, um calçado que contribua para o não aparecimento de lesões nos pés. A segunda etapa abrange a criação do produto e suas etapas de desenvolvimento (criação de ideias, seleção e detalhamento da melhor alternativa). Inicialmente foi exposto o contexto no qual o produto será desenvolvido, definiu-se o público-alvo ao qual será destinado e fez-se um panorama dos conhecimentos necessários para o andamento do projeto, que culminou na elaboração de um conceito do produto, utilizado como foco na geração de alternativas. Posteriormente a ideia mais adequada foi selecionada, respeitando os requisitos elencados. A alternativa final combina tecnologias utilizadas em calçados de conforto e calçados de prevenção a lesões como o uso de palmilha que absorva impacto, forro com poucas costuras e capaz de absorver suor, flexibilidade do cabedal e forma maior, condizentes com as necessidades do público-alvo. O projeto foi validado através do prótipo avaliado pelo público-alvo, tanto em seu aspecto (estética) quanto no conforto propiciado. ...
Abstract
This Course Completion Work (TCC) intends to develop footwear for people with diabetes, focusing on the female audience, as a way to prevent diabetic foot. The work is divided in two stages. The first one deals with the project planning, the theoretical basis, the informational project and the conceptual project, basing the product development process for the second stage, which concludes with the generation of a prototype of the proposed product, a footwear that contributes to the non-appearan ...
This Course Completion Work (TCC) intends to develop footwear for people with diabetes, focusing on the female audience, as a way to prevent diabetic foot. The work is divided in two stages. The first one deals with the project planning, the theoretical basis, the informational project and the conceptual project, basing the product development process for the second stage, which concludes with the generation of a prototype of the proposed product, a footwear that contributes to the non-appearance of foot injuries. The second stage covers the creation of the product and its stages of development (creation of ideas, selection and detailing of the best alternative). Initially, the context in which the product will be developed was defined, the target audience was defined and an overview of the necessary knowledge for the progress of the project, culminating in the elaboration of a concept of the product, used as focus on generating alternatives. Subsequently, the most appropriate idea was selected, respecting the requirements that were listed. The ultimate alternative combines technologies used in comfort footwear and injury-prevention footwear such as the use of impact-absorbing insole, a lining with few seams, and able to absorb sweat, flexibility of the material of the shoe and a bigger shape, consistent with the needs of the target audience. The project was validated through the prototype evaluated by the target public, based in their appearance (aesthetic) and in the comfort provided. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Coleções
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TCC Design (387)
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