Memes em alemão, gramática e empatia : um projeto didático em alemão como língua estrangeira (DaF)
dc.contributor.advisor | Pupp Spinassé, Karen | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Daniel Zanchet da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T02:37:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193087 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia de fim de curso visa a trazer uma proposta didática para o ensino da língua alemã baseada na leitura de gêneros textuais facilmente encontrados na internet, como textos de blogs, verbetes de enciclopédia virtual e sobretudo, memes. Este último constitui o tema da unidade - que, por ser um gênero textual divertido e bastante popular entre os jovens internautas, certamente contribuirá para a adesão dos alunos nas atividades propostas. Através dessas atividades, visa-se à leitura de pequenos textos na língua-alvo, à discussão sobre as questões sociais do preconceito, agressões e bullying e, consequentemente, ao ensino do conteúdo gramatical escolhido (no caso, pronomes pessoais do caso reto e a conjugação dos verbos com presente regular). A proposta de produção final é a confecção de memes em língua alemã pelos alunos. Estes circularão na forma virtual (nos grupos e redes sociais) e na forma impressa (como peças para exposições escolares). | pt_BR |
dc.description.abstract | In der vorliegenden Abschlussarbeit wird ein Unterrichtsplan für Deutsch als Sprache vorgeschlagen, die auf leichten und im Internet verfügbaren Textsorte (z. B. Blogs, Elektronische Ezyklopädie und vor allem Memes) basiert ist. Die Memes sind das Hauptthema der didaktischen Einheit, da sie lustig und offensichtlich unter den jungen Internetnutzern populär sind. Deswegen können sie die Lernenden leichter zur Teilnahme motivieren. Durch diese Aktivitäten werden kleine Texte in der Zielsprache gelesen, über die sozialen Probleme Vorurteil, Gewalt und Mobbing diskutiert und die demzufolge ausgewählten grammatikalischen Inhalte der deutschen Sprache (in diesem Fall die Personalpronomina und die Konjugation im Präsens der regelmäßigen Verben). Als Folgeaktivität wird die Gruppe Memes auf Deutsch erstellen, die in den sozilalen Netzwerken veröffentlicht oder für Schulausstellungen gedruckt werden. | de |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Lingua alema (lingua estrangeira) : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Deutsch als Fremdsprache | de |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Mobbing | de |
dc.subject | Memes | pt_BR |
dc.subject | Humor | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.title | Memes em alemão, gramática e empatia : um projeto didático em alemão como língua estrangeira (DaF) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001091328 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1219)