O uso da interação como metodologia de ensino de língua : uma experiência em português como língua adicional
dc.contributor.advisor | Briggmann, Arcanjo Pedro | pt_BR |
dc.contributor.author | Gaelzer, Maria Cecilia Paim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T02:36:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193066 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o aumento de pedidos de refúgio nos últimos anos no Brasil, milhares pessoas de outros países estão vindo para cá procurando uma forma de melhorar suas condições de vida. Para poderem se inserir no mercado de trabalho, elas querem e precisam aprender a língua portuguesa. Este Trabalho de Conclusão de Curso trata sobre como foi a experiência em um estágio de docência em Português como Língua Adicional para uma turma de venezuelanos refugiados aqui no Brasil, pelo meio da interação em uma Oficina de Currículo Impresso e Currículo em Vídeo. Discorro sobre a importância da metodologia de interação na sala de aula para o ensino e aprendizagem de uma língua adicional, usando algumas definições de língua, sujeito e interação previamente pensadas por Bakhtin, Benveniste e Geraldi, que me apoiam com suas teorias. Analiso uma série de materiais mostrando como ocorreu o seu uso durante as aulas e os momentos em que conseguimos utilizar a metodologia escolhida, usando esses materiais como base. Avalio se o uso deles e da interação foram efetivos na aprendizagem desses alunos e, se não foram efetivos, qual o modo como eles podem ser melhorados. | pt |
dc.description.abstract | With the increase of asylum request in Brazil on the last few years, millions of people from different countries are coming to ours seeking for a manner to have better life conditions. In order for them to entering the job market, they want and need, to learn Portuguese. This final work focus on how the experience of a Portuguese teaching internship as an Additional Language for a group of Venezuelans refugees was, through the interaction of a Printed Curriculum and Video Curriculum workshop. I expatiate on the importance of the interaction in a classroom to the teaching and learning of an additional language methodology, using some language definitions, subject and previously thought interaction made by Bakhtin, Benveniste and Geraldi that support me with their theories. I analyze a series of materials showing how was its usage during classes and also the moments that we were able to use the chosen methodology, using these materials as basis. I also assess if its utilization and interaction were effective on students learning, and if not effective, in which way they can be improved. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Refugiados | pt_BR |
dc.subject | Portuguese as an Additional Language | en |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Interaction | en |
dc.subject | Metodologia : Ensino | pt_BR |
dc.title | O uso da interação como metodologia de ensino de língua : uma experiência em português como língua adicional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001090502 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1180)