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dc.contributor.advisorAbreu, Sabrina Pereira dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Bruna Moreira dept_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T02:36:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193063pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso objetiva analisar como o léxico é apresentado nos livros didáticos de língua portuguesa dirigidos aos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Também propomos uma atividade didática para o ensino de aspectos do léxico que segue o padrão de atividade constatado através da análise dos livros didáticos. Além disto, a proposta de atividade seguirá os documentos oficiais do governo e as bases teóricas aqui apresentadas, como Simões et al. (2012) e Bagno (2012). Metodologicamente, selecionamos três coleções de livros didáticos de português: Coleção Diálogo, livro para 9º ano; Coleção Português nos Dias de Hoje, para os 7º, 8º e 9º anos; e, Coleção Radix, para o 6º ano. Partimos das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000) para embasar a análise aqui elaborada, assim como a proposta de atividade. A fim de expor um panorama sobre o estudo léxico, também apresentamos como algumas gramáticas explicam tal componente da língua, além de examinar as suas diferentes abordagens: Gramática Normativa da Língua Portuguesa (ROCHA LIMA, 2011), Moderna Gramática Portuguesa, Gramática Escolar da Língua Portuguesa (BECHARA, 2009 e 2010, respectivamente), e a Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (BAGNO, 2012). Tanto as gramáticas quanto os livros didáticos são materiais utilizados pelos professores em sua prática pedagógica. Refletimos também sobre o papel que exerce a gramática no ensino do léxico e o lugar deste último no próprio ensino de língua portuguesa, tendo como base para as nossas reflexões a forma como os livros didáticos apresentam esse conteúdo em suas unidades constitutivas. Em nossa análise dos livros didáticos, tentamos observar em que medida o estudo do léxico é referido como um tópico que deve ser trabalhado na disciplina de língua portuguesa e de que modo isto ocorre. Também apresentamos algumas considerações sobre os projetos didáticos, uma vez que estão presentes na organização de livros didáticos, são citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000) e constituem uma nova perspectiva para o tratamento dado aos conteúdos afeitos ao ensino de língua.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo de finalización de curso objetiva analizar cómo el léxico se presenta em los libros de texto de lengua portuguesa para los últimos años de la escuela primaria, es decir, 6º a 9º año. También presentamos una propuesta de actividad didáctica para la enseñanza del léxico que sigue el patrón de actividad observado en los libros de texto a través del análisis. Además, la actividad propuesta seguirá los documentos oficiales del gobierno y de las bases teóricas aquí presentadas como Simões et al. (2012) y Bagno (2012). Metodológicamente, seleccionamos três colecciones de libros de texto de portugués: Coleção Diálogo, libro para 9º año; Coleção Português nos Dias de Hoje, para 7º, 8º y 9º años; y, Coleção Radix, para 6º año. Partimos de las orientaciones de los Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000) para basar el análisis aquí elaborado, así como la propuesta de actividad. A fin de exponer un panorama sobre el estudio léxico, también presentamos como algunas gramáticas explican tal componente de la lengua, además de examinar sus diferentes abordajes; a saber: Gramática Normativa da Língua Portuguesa (ROCHA LIMA, 2011), Moderna Gramática Portuguesa y Gramática Escolar da Língua Portuguesa (BECHARA, 2009 y 2010, respectivamente), y, por fin, la Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (BAGNO, 2012). Las gramáticas y los libros de textos son materiales utilizados por los profesores en su práctica pedagógica. Reflexionamos también sobre el papel de la gramática en la enseñanza del léxico y el lugar de este último en la propia enseñanza del idioma portugués, considerando como parámetro para nuestras reflexiones la manera como los libros de texto presentan ese contenido en sus unidades constituyentes. Buscamos verificar en nuestro análisis de los libros de texto, en que medida se contempla el léxico como un tópico a ser estudiado en la disciplina de lengua portuguesa y cómo esto ocurre. También presentamos algunas consideraciones sobre proyectos educativos, ya que están presentes en la organización de los libros de texto, se mencionan en los Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000) y constituyen una nueva perspectiva para el tratamiento de los contenidos de enseñanza de la lengua.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectLengua portuguesaes
dc.subjectLibro de textoes
dc.subjectLexico : Analise lexicalpt_BR
dc.subjectLivro didático : Análisept_BR
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleConsiderações acerca do estudo de aspectos do léxico no ensino de língua portuguesa : análise de livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091127pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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