Crises no mercado cinematográfico de Hollywood : uma análise do posicionamento de figuras públicas
dc.contributor.advisor | Nunes, Ana Karin | pt_BR |
dc.contributor.author | Gressler, Rodrigo Adonai | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T02:34:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193030 | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema do estudo é o posicionamento de figuras públicas da indústria cinematográfica de Hollywood durante a gestão de crise. O objetivo geral é analisar como se deu a gestão de crise de figuras públicas do universo cinematográfico de Hollywood em casos envolvendo a transgressão de direitos fundamentais. A pesquisa apresenta abordagem exploratória, tendo como métodos de análise a pesquisa bibliográfica e o estudo de casos múltiplos. Através da pesquisa bibliográfica, apresentam-se perspectivas de conceituação do termo crise, dos fundamentos da gestão de crise, do planejamento e processo de gestão de crise; conceitos da gestão de crise voltada para figuras públicas, através de abordagens teóricas sobre assessoria de comunicação, liderança e assessoria jurídica; apoio teórico jurídico para contextualizar os direitos fundamentais e, por fim, apresenta-se um breve histórico de Hollywood e suas origens e crises. A partir disso, se estrutura a base teórica para a realização do estudo de dois casos: Harvey Weinstein e Kevin Spacey. A pesquisa se deu a partir da análise documental e análise de conteúdo. Foram identificados problemas nos posicionamentos das figuras públicas e suas equipes, em ambos os casos estudados, os quais foram considerados para a apresentação e um conjunto de ações e posicionamentos que podem ser aderidos à gestão de crise de figuras públicas. | pt |
dc.description.abstract | The theme of the study is the positioning of public figures from the Hollywood film industry during crisis management. The overall objective is to analyze how crisis management of public figures in the Hollywood film universe has occurred in cases involving the transgression of fundamental rights. The research presents an exploratory approach, having as methods of analysis the bibliographical research and the study of multiple cases. Through the bibliographical research, we present perspectives of conceptualization of the term crisis, of the fundamentals of crisis management, of crisis management planning and process; concepts of crisis management focused on public figures, through theoretical approaches on communication, leadership and legal advice; legal theoretical support to contextualise fundamental rights, and finally, a brief history of Hollywood and its origins and crises. From this, the theoretical basis for the study of two cases is structured: Harvey Weinstein and Kevin Spacey. The research was based on documentary analysis and content analysis. Problems were identified in the positions of the public figures and their teams, in both cases studied, which were considered for the presentation and a set of actions and positions that can be adhered to crisis management of public figures. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gerenciamento de crises | pt_BR |
dc.subject | Crises | en |
dc.subject | Celebridades | pt_BR |
dc.subject | Hollywood | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Movie theater | en |
dc.subject | Public figures | en |
dc.subject | Crisis management | en |
dc.title | Crises no mercado cinematográfico de Hollywood : uma análise do posicionamento de figuras públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001087365 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1830)