Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este estudo tem como tema o relacionamento do Restaurante Lancheria do Parque, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com os seus públicos essenciais constitutivos. Seu objetivo geral é compreender como se dá o relacionamento da Lancheria do Parque com os seus públicos essenciais constitutivos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas. A pesquisa é de natureza exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesqu ...
Este estudo tem como tema o relacionamento do Restaurante Lancheria do Parque, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com os seus públicos essenciais constitutivos. Seu objetivo geral é compreender como se dá o relacionamento da Lancheria do Parque com os seus públicos essenciais constitutivos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas. A pesquisa é de natureza exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica, são apresentados os conceitos de organizações e poder; gestão estratégica de relações públicas e suas ferramentas; avaliação dos programas de relações públicas; mensuração da qualidade de relacionamentos; reputação organizacional; e, por fim, cooperativas e suas caraterísticas. O estudo de caso teve como objeto o Restaurante Lancheria do Parque. Como técnicas na análise foram utilizadas a análise documental, entrevista de abordagem qualitativa e questionários de abordagem quantitativa. Com o estudo, concluiu-se que a Lancheria do Parque não se caracteriza como uma organização cooperativa, como se autodenomina. Também foi possível verificar que os resultados do relacionamento da organização com os seus públicos essenciais constitutivos são positivos e fortificam a estrutura da organização, mas esse relacionamento foi classificado como relacionamento de troca. No que tange às estratégias de comunicação do Restaurante, acredita-se que a ausência de instrumentos de comunicação seja uma forma de manter as relações de poder e os níveis de hierarquia ali construídos, sendo a comunicação informal uma estratégia, planejada ou não. ...
Abstract
This study's theme is the relationship of the Lancheria do Parque Restaurant - located in Porto Alegre, state capital of Rio Grande do Sul - with its constitutive essential publics. Its main goal is to understand how Lancheria do Parque's relationship with its constitutive essential publics takes place in the perspective of the Excellence Theory in Public Relations. The research uses an exploratory approach and has bibliographic research and case study as methods. Through the bibliographic rese ...
This study's theme is the relationship of the Lancheria do Parque Restaurant - located in Porto Alegre, state capital of Rio Grande do Sul - with its constitutive essential publics. Its main goal is to understand how Lancheria do Parque's relationship with its constitutive essential publics takes place in the perspective of the Excellence Theory in Public Relations. The research uses an exploratory approach and has bibliographic research and case study as methods. Through the bibliographic research are brought the concepts of organizations and power; strategic management of public relations and its tools; evaluation of public relations programs; measuring the quality of relationships; corporate reputation; and, finally, cooperatives and their characteristics. The case study was aimed at the Lancheria do Parque Restaurant. As techniques in the analysis, it was used documentary analysis, interviews with qualitative approach and questionnaires with quantitative approach. The study concludes that Lancheria do Parque is not characterized as a cooperative organization, as it calls itself. It was also possible to verify that the results of the organization's relationship with its constitutive essential publics are positive and strengthen the structure of the organization, but it was classified as an exchange relationship. As regarding to the communication strategies of the Restaurant, it is believed that the absence of communication tools is a way of maintaining the relations of power and the levels of hierarchy built there, with the informal communication being a strategy, planned or not. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Comunicación Social (1830)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License