Show simple item record

dc.contributor.advisorFagundes, Silvia Patriciapt_BR
dc.contributor.authorMarcon, José Guilherme Benettipt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T02:34:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/192970pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho reflete sobre a construção de intervenções cênicas no espaço urbano de Porto Alegre (RS), mais especificamente na Praça da Alfândega, no centro da cidade. Essas intervenções compõem um projeto denominado Ação Urbana Meditativa (A.U.M.) e têm por aporte pedagógico e abordagem estética, a meditação, aprendida através do budismo tibetano, sob orientação do mestre brasileiro Lama Padma Samten; e o foco nas dinâmicas e treinamento da Presença – cênica e além da cena. O projeto A.U.M. acontece desde 2012, e as intervenções construídas ao longo dessa pesquisa perfazem os anos de 2017 e 2018. Tais intervenções ocorrem em três etapas: acolhimento/escuta, pausa/estrutura e retorno/oferta. Essas três etapas ganharam a forma de três cadernos independentes e integrantes do corpus deste trabalho. O encontro entre uma busca interna e a coexistência externa dos corpos na rua constitui o treinamento-em-cena, que se converte também em pesquisa, na construção de um corpo que treina e atua, na vida e na arte. As intervenções do A.U.M. buscam escutar o meio onde ocorrem e dialogar com o deslocar-se e estar cotidiano da Praça, compondo outras formas de ser-estar no espaço-tempo compartilhado da cidade, falando através do silêncio, o que abre a pesquisa para o diálogo político da cena.pt_BR
dc.description.abstractThe present work reflects on the construction of scenic interventions in the urban space of Porto Alegre (RS), more specifically in Praça da Alfândega, in the center of the city. These interventions comprise a project called Meditation Urban Action (A.U.M.) and have as pedagogical and aesthetic approach, the meditation, learned through Tibetan Buddhism, under the guidance of the Brazilian master Lama Padma Samten; and focus on the dynamics and training of the Presence - scenic and beyond the scene. The A.U.M. project takes place since 2012, and the interventions built during this research cover the years 2017 and 2018. These interventions take place in three stages: reception / listening, pause / structure and return / offer. These three steps took the form of three independent notebooks and members of the corpus of this work. The encounter between an internal search and the external coexistence of bodies on the street constitutes training-in-scene, which also becomes research, in the construction of a body that trains and acts in life and in art. The interventions of the A.U.M. they seek to listen to the environment where they occur and to dialogue with the movement and daily life of the square, composing other forms of being-being in the shared space-time of the city, speaking through silence, which opens the search for political dialogue of the scene.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUrban interventionen
dc.subjectIntervenção (Arte)pt_BR
dc.subjectTrainingen
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectMeditationen
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectPresenceen
dc.subjectListeningen
dc.titleAção urbana meditativa : presença cênica em meio ao movimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088421pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record