A construção do pensamento sustentável, aliando arte e tecnologia digital ao ambiente escolar
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho consiste em relatar a experiência em sala de aula no projeto de ensino que desenvolvi durante meu período de estágio curricular obrigatório em uma escola regular de ensino fundamental, cujo objetivo foi envolver o educando num universo em que a tecnologia digital é usada a favor da sustentabilidade, no intuito de construir ou reforçar sua consciência ambiental. E como a arte representa um método de contestação e luta frente a diversas situações, aqui, ela apóia a educação, a ...
O presente trabalho consiste em relatar a experiência em sala de aula no projeto de ensino que desenvolvi durante meu período de estágio curricular obrigatório em uma escola regular de ensino fundamental, cujo objetivo foi envolver o educando num universo em que a tecnologia digital é usada a favor da sustentabilidade, no intuito de construir ou reforçar sua consciência ambiental. E como a arte representa um método de contestação e luta frente a diversas situações, aqui, ela apóia a educação, a ecologia e a esperança de, através dos jovens, encontrar maneiras de incentivo à recuperação ou redução da degradação do nosso meio-ambiente, fornecendo possibilidades estéticas concebidas a partir de objetos que, ainda de forma irresponsável, são descartados inadequadamente, de maneira a comprometer a estabilidade natural de nosso planeta. Além deste, que é o objetivo principal, quiçá idílico, de reflexão sustentável, este projeto se ampara também pelo ensino de novas possibilidades artísticas, ainda desconhecidas dos jovens atendidos, a partir do uso de imagens e vídeoanimações. Essa ampliação dos recursos artísticos passíveis de uso em escolas regulares, fortalece a área das artes e a caracteriza como ferramenta de ação para outras áreas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (642)
Este item está licenciado na Creative Commons License