Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPieniz, Mônica Bertholdopt_BR
dc.contributor.authorSchmidt, Jamille Luizapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T02:34:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/192955pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como temática os processos de representação midiática, a partir da perspectiva dos conceitos de identidade, diferença e gênero nas publicações da fanpage da série House of Cards, no Facebook. O objetivo geral é compreender as diferentes camadas percepção dos públicos a partir dos conteúdos propostos. Para tanto, foi preciso apresentar o posicionamento da Netflix a partir dos escândalos e a consequente forma de retomada da série por meio de sua fanpage, identificar as diferentes temáticas envolvidas nas camadas de percepção dos públicos e analisar as posições de decodificação da audiência quanto aos novos rumos da série House of Cards a partir das teorias de Stuart Hall. O estudo reflete sobre debates identitários, representações midiáticas e processos relacionados à audiências e fãs. O procedimento metodológico foi baseado entre métodos qualitativos e quantitativos, os quais serão viabilizados a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica que embasam teoricamente a análise, técnica de pesquisa documental a fim de apresentar o posicionamento da Netflix, observação não participante que auxilia no processo de seleção da amostra e que, em cima da qual, será realizada a técnica de análise de conteúdo para identificar as temáticas e as posições de decodificação. Ao falar de redes sociais e conversação em redes, foram utilizados conceitos de Recuero (2009-2012). Para os conceitos de identidade, diferença e identificação, foram empregadas teorias de Hall (2011-2013) e Silva (2013). No capítulo sobre gênero, movimento feminista e identidade de gênero, considerou-se as concepções de Beauvoir (1970), Scott (1989) e Hall (2006). Os conceitos de representação midiática foram retratados por Hall (2006) e Freire Filho (2009). Ao tratar sobre os estudos de recepção, foram apresentados os conceitos de Hall (2003) e Tomazetti e Coruja (2017). Por fim, a teoria sobre trânsito nas audiências foi apresentada por Orozco Gomez (2011). Constatou-se que, de modo geral, a audiência decodifica a mensagem da organização, conforme codificação proposta por ela mesmo, apoiando a retomada da série com uma personagem do gênero feminino assumindo o papel principal da trama.pt
dc.description.abstractThe present work of conclusion of course has as itsmatic the processes of media representation, from the perspective of the concepts of identity, difference and gender in the fanpage publications of the House of Cards series, on Facebook. The general objective is to understand the different layers perception of the public from the proposed contents. In order to do so, it was necessary to present the positioning of Netflix from the scandals and the consequent way of resuming the series through its fanpage, to identify the different themes involved in the layers of public perception and to analyze the positions of decoding the audience regarding the new direction of the House of Cards series from Stuart Hall's theories. The study reflects on identity debates, media representations, and processes related to audiences and fans. The methodological procedure was based on qualitative and quantitative methods, which will be made possible through bibliographic research techniques that theoretically support the analysis, documentary research technique in order to present the positioning of Netflix, a non-participant observation that assists in the selection process of the sample and that, above which, the technique of content analysis will be performed to identify the themes and the decoding positions. When talking about social networks and conversation in networks, concepts of Recuero (2009-2012) were used. For the concepts of identity, difference and identification, theories of Hall (2011-2013) and Silva (2013) were employed. In the chapter on gender, feminist movement and gender identity, the conceptions of Beauvoir (1970), Scott (1989) and Hall (2006) were considered. The concepts of media representation were portrayed by Hall (2006) and Freire Filho (2009). In dealing with reception studies, the concepts of Hall (2003) and Tomazetti and Owl (2017) were presented. Finally, the theory of transit in the hearings was presented by Orozco Gomez (2011). It was found that, in general, the audience decodes the message of the organization, according to codification proposed by itself, supporting the resumption of the series with a female character assuming the main role of the plot.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectMedia representationen
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.subjectHouse of Cardsen
dc.subjectHouse of Cards (Série de televisão)pt_BR
dc.subjectDecoding positionsen
dc.subjectIdentity debatesen
dc.titleRepresentação midiática da identidade de gênero : percepções do público a partir do posicionamento da Netflix na retomada da série House of Cardspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001087359pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem