Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:08:37Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1517-9702pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19240pt_BR
dc.description.abstractO texto discute o conceito de “dispositivo pedagógico da mídia”, concebido e pensado com base nos conceitos de “dispositivo de sexualidade” e de “modos de subjetivação”, de Michel Foucault. Com fundamentação em tal referencial, mostra-se de que modo opera a mídia (e, particularmente, a televisão) na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, na medida em que produz imagens, significações, enfim, saberes que de alguma forma se dirigem à “educação” das pessoas, ensinando- lhes modos de ser e estar na cultura em que vivem. Comentam-se no artigo resultados de recentes pesquisas da autora a respeito das estratégias de interpelação dos sujeitos de distintas camadas sociais, evidenciadas em diferentes produtos televisivos. Tais resultados apontam para o fato de que estão em jogo, no processo de comunicação através da TV, múltiplas e complexas questões relacionadas às formas pelas quais se produzem sentidos e sujeitos na cultura. Ao mesmo tempo, apoiando-se nas investigações feitas, o texto sugere a pesquisadores, professores e estudantes a urgente necessidade de transformar a mídia em objeto de estudo no âmbito das práticas pedagógicas escolares.pt_BR
dc.description.abstractThe text discusses the concept of “media pedagogical apparatus”, conceived and thought after Michel Foucault’s concepts of “apparatus of sexuality” and “modes of subjectivation”. Based on this framework, it is shown how the media (and particularly the TV) operate in the constitution of subjects and subjectivities in contemporary society, producing images and significations. That is, knowledge that somehow aim at the “education” of people, teaching them ways of existing and being in their culture. Comments are made in the article on the results of recent studies that have been carried out by the author about the strategies of questioning subjects from different social strata displayed in various television products. These results point to the fact that multiple and complex issues are at play in the communication process through television, related to the manners through which meanings and subjects are produced within the culture. At the same time, based on the pieces of research have been conducted, the text suggests to researchers, teachers, and students the urgent need to transform the media into a subject of study within the school pedagogical practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e pesquisa. São Paulo. Vol. 28, n. 1 (jan./jun. 2002), p. 151-162pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectMedia – Pedagogical apparatus – Subjectivation – Culture.en
dc.subjectPedagogical apparatusen
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectSubjectivationen
dc.subjectCultureen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.titleO dispositivo pedagógico da mídia : modos de educar na (e pela) TVpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000095967pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples