Navegação Ciências Sociais Aplicadas por Autor "Jacks, Nilda Aparecida"
Resultados 1-19 de 19
-
Audiência nativa: cultura regional em tempos de globalização
Jacks, Nilda Aparecida (1997) [Artigo de periódico]Os recentes debates sobre a mundialização da cultura colocam em pauta, em um outro patamar, a questão das culturas regionais e locais e das identidades culturais. Há bem pouco tempo o marco do nacional era o que balizava ... -
Circulação e consumo de telenovela : Passione num cenário multiplataforma
Jacks, Nilda Aparecida; Schmitz, Daniela Maria; Oikawa, Erika; Sifuentes, Lírian; Pieniz, Mônica Bertholdo (2012) [Artigo de periódico]A proposta deste artigo é discutir a circulação e o âmbito do consumo da telenovela Passione, tendo como ponto de partida a esfera da recepção. Para tanto, empreendeu-se um estudo focado nas plataformas digitais Twitter, ... -
Comunicação, cultura e identidade : relações íntimas, profundas e delicadas
Jacks, Nilda Aparecida (2013) [Artigo de periódico]O texto pretende apontar algumas imbricações existentes entre três esferas de formações culturais, tomando como objeto as relações empíricas entre o campo da comunicação e a cultura gaúcha. O esforço é por sumarizar alguns ... -
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade : processos de comunicação persuasiva e as noções "articulação" e "fluxo"
Piedras, Elisa Reinhardt; Jacks, Nilda Aparecida (2006) [Artigo de periódico]Reconhecida por sua adequação para a abordagem da comunicação a partir da cultura, a perspectiva dos estudos culturais, em suas diversas vertentes, fornece subsídios para a discussão do processo comunicativo, suas práticas ... -
Da agulha ao chip : brevíssima revisão dos estudos de recepção
Jacks, Nilda Aparecida (2015) [Artigo de periódico]Este texto retoma a passos largos a trajetória dos estudos de recepção para apontar o caráter sempre narrativo das teorias, dependendo do ponto de vista de quem narra. São vinculações teóricas e ideológicas que resultam ... -
O desenvolvimento da audiência da tv paga no Brasil
Guerin, Yhevelin Serrano; Jacks, Nilda Aparecida (1998) [Artigo de periódico]O texto apresenta um panorama de como está atualmente a pesquisa de audiência e o mercado de TV paga no Brasil. Além de mostrar a concorrência dos Institutos de Pesquisa Ibope e Nielsen para a implementação de um painel ... -
Hábitos do leitor de notícias contemporâneo
Knewitz, Anna Paula; Jacks, Nilda Aparecida (2013) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta hábitos do leitor de notícias contemporâneo levantados a partir de uma pesquisa empírica de cunho sociocultural. Partindo do pressuposto de que ser leitor de notícias hoje implica mesclar propósitos, ... -
Indústria cultural gaúcha : dados sobre a oferta
Escosteguy, Ana Carolina D.; Jacks, Nilda Aparecida (1997) [Artigo de periódico]Esta pesquisa surge como projeto interinstitucional financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), na linha de Grupos Emergentes, que visa apoiar a formação de grupos de pesquisadores ... -
Interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica: apontamentos para a pesquisa de recepção e consumo midiático
Libardi, Guilherme Barbacovi; Jacks, Nilda Aparecida (2020) [Artigo de periódico]O artigo discute as contribuições teórico-metodológicas da interseccionalidade para os estudos de consumo midiático e de recepção. Discorre sobre a apropriação de teorias, conceitos e categorias. Apresenta discussões ... -
Jovens rurbanos : consumo midiático no “Brasil profundo”
Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Marques, Jane Aparecida (2018) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta dados da pesquisa Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência: o Brasil Profundo, a qual investiga práticas de consumo midiático de jovens, de 18 e 24 anos, de várias camadas socioeducacionais, ... -
Jovens rurbanos e mediações tecnológicas : práticas e convivências sociais contemporâneas
Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Marques, Jane Aparecida (2017) [Artigo de periódico]O artigo aborda práticas e convivências sociais entre jovens «rurbanos», visando a identificar como se dão suas relações e em que âmbitos, mediadas ou não pelas tecnologias digitais. Explora-se empiricamente a experiência ... -
Juventude e consumo midiático em tempos de convergência : algumas observações
Marques, Jane Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Jacks, Nilda Aparecida (2018) [Artigo de periódico]Neste artigo são apresentados resultados parciais de duas explorações de campo realizadas no município de Tavares/ Rio Grande do Sul – Brasil. A intenção foi conhecer as práticas relativas ao consumo midiático e uso de ... -
Mapas imaginários sobre Porto Alegre : a cidade midiática
Jacks, Nilda Aparecida; Morigi, Valdir Jose; Rossini, Miriam de Souza; Girardi, Ilza Maria Tourinho; Golin, Cida; Baldissera, Rudimar; Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira; Liedke, Enoi Dago; Silva, Deisi Conceição da; Borges, Márcia Aparecida; Muniz, Eloá (2010) [Artigo de periódico]Entre julho e agosto de 2007, os principais meios de comunicação de Porto Alegre foram observados por uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande ... -
Pequeno relato de um grande esforço : "jovem e consumo midiático em tempos de convergência"
Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Schmitz, Daniela Maria; Mazer, Dulce Helena; Oikawa, Erika; Noll, Gisele Corrêa; Wottrich, Laura; Silva, Ronei Teodoro da; Costa, Sarah Moralejo da (2015) [Artigo de periódico]O texto objetiva apresentar as principais estratégias e procedimentos de uma pesqui-sa nacional comparativa, desenvolvida por 27 equipes, sobre as práticas e consumo midiático de jovens brasileiros, em tempos de convergência ... -
Práticas culturais e ciberculturais : para pensar a relação com as tecnologias
Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Oikawa, Erika (2016) [Artigo de periódico]A proposta deste texto é expandir a reflexão sobre práticas culturais e sua importância para analisar os modos de fazer e agir no contexto digital, com seus processos e ações convergentes, em fluxo e em tempo real. ... -
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
Jacks, Nilda Aparecida; Piedras, Elisa Reinhardt; Knewitz, Anna Paula; Maldaner, Nilse Maria (2010) [Artigo de periódico]O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio ... -
Rurbanidade no “Brasil profundo” : análise de similitude em entrevistas com jovens gaúchos
Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Lima, Danillo dos Santos (2020) [Artigo de periódico]Apresentamos um estudo sobre jovens (18 a 24 anos) moradores de quatro cidades do interior gaúcho: Itati, Pedras Altas, Porto Vera Cruz e Turuçu. O artigo é parte de uma pesquisa de âmbito nacional chamada Jovem Brasileiro ... -
Sujeitos juvenis e protagonismo social em Jesús Martín-Barbero
Jacks, Nilda Aparecida; Schmitz, Daniela Maria (2017) [Artigo de periódico]Embora não dedique nenhuma obra em especial à temática da juventude, a produção de Jesús Martín-Barbero acompanha e destaca a agência deste novo ator social que emerge a partir dos anos 1980. Seja nas discussões sobre ... -
Tendências latino-americanas nos estudos da recepção
Jacks, Nilda Aparecida (1996) [Artigo de periódico]Diversas abordagens teórico-metodológicas de estudos da recepção foram desenvolvidas na América Latina, a partir da penetração do conceito de Hegemonia de Gramsci e da visão cultural dos meios de comunicação patrocinada ...