Listar Ciencias Sociales Aplicadas por autor "Baldissera, Rudimar"
Mostrando ítems 1-20 de 30
-
Assessoria de imprensa imaginada
Sartor, Basilio Alberto; Baldissera, Rudimar (2011) [Artículo de periódico]O artigo apresenta reflexão sobre a assessoria de imprensa imaginada, na perspectiva da comunicação organizacional. Utiliza-se de pesquisa de campo com assessorados e jornalistas de mídia, do Estado do RS. Compara os ... -
Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
Silva, Magno Vieira da; Baldissera, Rudimar (2018) [Artículo de periódico]Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos ... -
Comunicação, cultura e oralidade no Batuque Gaúcho : reflexões teóricas sobre o rito de axé de fala como processo comunicacional batuqueiro
Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da; Baldissera, Rudimar (2022) [Artículo de periódico]Neste texto, objetivamos problematizar conceitualmente o rito de “axé de fala” como um rito de passagem legitimador de estatutos nas organizações do Batuque Gaúcho. Para isso, em perspectiva de interfaces, empreendemos ... -
Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional
Morás, Nicole Sberse; Baldissera, Rudimar (2022) [Artículo de periódico]Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre a comunicação organizacional de museus. Para isso, além de breve revisão de literatura, empregamos dados empíricos, coletados por AUTOR (ano) por meio de entrevistas ... -
Comunicação organizacional: árvore de derivação enunciativa com inspiração foucaultiana
Generoso, Isaura Mourão; Baldissera, Rudimar (2021) [Artículo de periódico]Este artigo apresenta procedimentos e achados de pesquisa que investigou a conformação do saber-prática discursiva da comunicação organizacional, realizada com inspiração na análise arqueológica foucaultiana. Para tanto, ... -
Comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
Silva, Diego Wander Santos da; Baldissera, Rudimar (2019) [Artículo de periódico]Nosso objetivo é compreender quais são as estratégias das organizações em situações nas quais predomina o desejo de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade nas mídias sociais. As reflexões são feitas à ... -
Comunicação organizacional e empregados : entre a participação manipulatória e a humanização
Silva, Cássia Aparecida Lopes da; Oliveira, Mônica Carvalho de; Baldissera, Rudimar (2021) [Artículo de periódico]Sob a perspectiva do trabalho pós-fordista (HOLZMANN, 2011; ANTUNES, 2009), nesteartigo temoscomo objetivo refletirsobre a comunicação entre organização e empregados, no que tange aos processos referidos como “participativos”e/ou ... -
Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
Silva, Diego Wander Santos da; Baldissera, Rudimar (2020) [Artículo de periódico]A proposta deste artigo parte das discussões sobre comunicação organizacional, especialmente em ambientes online. Nosso objetivo é o de refletir acerca das estratégias de direcionamento da visibilidade adotadas pelas ... -
Comunicação organizacional e gestão das mídias sociais em agências de comunicação digital
Silva, Diego Wander Santos da; Baldissera, Rudimar (2019) [Artículo de periódico]Neste texto, discorremos sobre o assessoramento de agências de comunicação digital a organizações, especificamente no que se refere a mídias sociais. Nossos objetivos são identificar as atividades de gestão e operacionalização ... -
Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais
Silva, Diego Wander Santos da; Baldissera, Rudimar (2021) [Artículo de periódico]Neste artigo, discorremos sobre comunicação organizacional com os objetivos de evidenciar estratégias acionadas pelas organizações em perspectiva de reduzir e/ou direcionar sua (in)visibilidade nas mídias sociais e de ... -
Comunicação organizacional : manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
Baldissera, Rudimar; Rossato, Jean Felipe (2016) [Artículo de periódico]Neste artigo objetiva-se compreender como os sentidos ofertados na dimensão da “organização falada” (BALDISSERA, 2009), particularmente nos ambientes digitais/internet, interferências nos processos de gestão hoteleira. ... -
Comunicação organizacional para a sustentabilidade : sentidos de "diálogo" acionados em relatórios GRI-G4
Oliveira, Mônica Carvalho de; Baldissera, Rudimar; Silva, Cássia Aparecida Lopes da (2019) [Artículo de periódico]Neste artigo, além de apresentar os sentidos de diálogo presentes em relatórios de sustentabilidade, objetivamos problematizá-los em perspectiva da comunicação organizacional. Acionamos aportes teóricos sobre sustentabilidade ... -
Comunicação organizacional, tecnologias e vigilância : entre a realização e o sofrimento
Baldissera, Rudimar (2014) [Artículo de periódico]Na perspectiva da Comunicação Organizacional, objetiva-se refletir sobre a tensão atualizada nos processos colaborativos, particularmente aqueles que se caracterizam por, mediante o emprego de tecnologias, dar visibilidade ... -
Comunicação pública e campanhas de amamentação: representações da mulher-mãe
Silveira, Amanda Braga; Baldissera, Rudimar (2020) [Artículo de periódico]Neste artigo problematizamos os processos de comunicação pública realizados pelo Ministério da Saúde, a partir das representações da mulher-mãe percebidas pelas participantes do Estudo LINDA-Brasil na sua Cartilha para a ... -
Conversações políticas online e seus efeitos na opinião pública
Baldissera, Rudimar; Santos, Matheus Lock (2012) [Artículo de periódico]No presente artigo reflete-se sobre a temática da opinião pública no contexto das tec-nologias digitais de comunicação e informação (TDCIs). Através da análise de conteúdo e da análise de redes sociais referentes ao episódio ... -
O desmanche do público e do privado na midiatização da crise aérea brasileira (2006/2007)
Weber, Maria Helena; Baldissera, Rudimar (2008) [Artículo de periódico]Este trabalho intitulado tem por objetivo analisar o processo de midiatização imposto à crise aérea brasileira, denominação do período em que confluíram dois graves acidentes aéreos das companhias GOL e TAM; desordens ... -
Dinâmicas de riscos e crises em contextos de (in)visibilidade nas mídias sociais
Silva, Diego Wander Santos da; Baldissera, Rudimar (2020) [Artículo de periódico]Nosso objetivo é apresentar perspectivas e abordagens que reflitam sobre riscos e crises nas mídias sociais, associadas à noção de (in)visibilidade. Para a revisão do estado da arte, recorremos à Teoria Fundamentada em ... -
Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
Silva, Diego Wander Santos da; Baldissera, Rudimar (2021) [Artículo de periódico]Nossa pesquisa se insere no contexto dos relacionamentos com públicos nas ambiências digitais e tem como objetivos: refletir sobre as noções e práticas de (in)visibilidade nas mídias sociais e apresentar iniciativas adotadas ... -
O discurso organizacional em perspectiva
Baldissera, Rudimar; Mafra, Rennan Lanna Martins (2021) [Texto de presentación/conclusión] -
O imaginário de Porto Alegre por seus cartões-postais
Baldissera, Rudimar; Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira; Liedke, Enoi Dago (2010) [Artículo de periódico]Apresenta-se a análise de 61 cartões-postais sobre Porto Alegre, RS com o objetivo de revelar o imaginário da cidade por eles/neles atualizado como fala autorizada. Segundo o imaginário dos/ nos postais, Porto Alegre é uma ...