Navegação Ciências Humanas por Assunto "Dance"
Resultados 1-7 de 7
-
Artes da cena e educação : um comparativo entre Brasil e Itália
(2020) [Artigo de periódico]O artigo, de cunho comparativo, busca relacionar os modos de fazer, pensar e organizar o teatro e a dança nas escolas no Brasil e na Itália. O estudo tem como objetivo ampliar os horizontes de possibilidades de compreensão ... -
Ensaiando uma clínica do chão: cartografando a Saúde mental na Atenção Básica em interface com a dança
(2019) [Artigo de periódico]O artigo compartilha passos de uma pesquisa que, ao tomar a dança como intercessora, trouxe a clínica em Saúde Mental na Atenção Básica à cena. Em uma Unidade de Saúde da Família, a clínica em Saúde Mental é desestabilizada ... -
Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
(2015) [Artigo de periódico]O presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que ... -
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
(2019) [Artigo de periódico]Este artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos ... -
Jogo, ludicidade e presença na pedagogia do teatro e da dança
(2009) [Artigo de periódico]Este texto discute as relações entre jogo, ludicidade e presença. Toma exemplos de utilização de jogos e as formas como eles se desdobram em estados lúdicos do corpo no ensino de teatro e no ensino de dança. Discute as ... -
Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos : o registro enquanto recurso de pesquisa
(2015) [Artigo de periódico]Neste artigo apresentaremos reflexões e constatações a respeito da pesquisa sobre práticas de Teatro e Dança com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Em 2015 entramos no ... -
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola
(2016) [Artigo de periódico]Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as ...