• Adaptação do questionário de tarefas domésticas e de cuidado de irmãos 

      Zanon, Leticia Lovato Dellazzana; Zanon, Cristian; Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2014) [Artigo de periódico]
      O objetivo deste estudo foi adaptar o Household Responsibilities Questionnaire para avaliação de cuidado de irmãos e realização de tarefas domésticas por adolescentes brasileiros. Para isso, realizou-se a tradução e a ...
    • Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil 

      Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Shelton, Terri Lisabeth (2005) [Artigo de periódico]
      Transformações culturais, sociais e econômicas têm gerado o incremento de políticas públicas de atendimento à criança pequena. Nossa discussão sobre essas políticas é simultaneamente histórica (examina concepções de cuidado ...
    • Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação 

      Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2002) [Artigo de periódico]
      Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta- se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial ...
    • Beyond politeness : the expression of gratitude in children and adolescents 

      Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Pieta, Maria Adélia Minghelli; Tudge, Jonathan Richard Henry (2011) [Artigo de periódico]
      We present results from a study about the expression of gratitude in children and adolescents. Four hundred and thirty children, aged 7 to 14 years old (58% female), answered the questions: “What is your greatest wish?” ...
    • A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos 

      Freitas, Lia Beatriz de Lucca; O'Brien, Marion; Nelson, Jackie A.; Marcovitch, Stuart (2012) [Artigo de periódico]
      Examinaram-se relações entre compreensão da gratidão (GRA) e desenvolvimento de uma teoria da mente (TOM) com 228 crianças norteamericanas (53% meninas) de 5 anos. Testaram-se as seguintes hipóteses: (a) não há diferença ...
    • Deve-se retribuir? : gratidão e dívida simbólica na infância 

      Castro, Fernanda Maria Palhares; Silveira, Paula Grazziotin; Hoefelmann, Tatiana Buchabqui; Pieta, Maria Adélia Minghelli; Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2011) [Artigo de periódico]
      O objetivo deste estudo foi investigar se, para as crianças, haveria obrigação de retribuir um favor, enfocandose as suas justificativas. Realizaram-se entrevistas individuais com 30 crianças, distribuídas em três grupos ...
    • Um dia na vida de irmãos que cuidam de irmãos 

      Zanon, Leticia Lovato Dellazzana; Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2010) [Artigo de periódico]
      O objetivo deste artigo é descrever a rotina de adolescentes de baixa renda que cuidam de seus irmãos. Participaram do estudo 20 adolescentes de 12 a 16 anos. Foi utilizada uma ficha de dados sociodemográficos, genograma ...
    • A doação na literatura científica nacional : contribuições à psicologia moral 

      Souza, Luciana Karine de; Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2019) [Artigo de periódico]
      Conduziu-se uma revisão da literatura científica nacional publicada sobre doação com o objetivo de identificar temas para pesquisas no campo da Psicologia Moral. Os 49 artigos analisados abordaram doação de sangue, córneas, ...
    • Do mundo amoral à possibilidade de ação moral 

      Freitas, Lia Beatriz de Lucca (1999) [Artigo de periódico]
      No plano de pesquisa do jovem Piaget, pode-se constatar que, além de construir uma teoria do conhecimento alicerçada na Biologia, ele aspirava estabelecer uma teoria sobre a moral. Através da análise dos textos por ele ...
    • Gratidão e sentimento de obrigatoriedade na infância 

      Rava, Paula Grazziotin Silveira; Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2013) [Artigo de periódico]
      O estudo examinou como as crianças avaliam: sentimentos do beneficiário diante de uma ação generosa, o tipo de relação estabelecida entre esses sentimentos e o benfeitor, a obrigatoriedade ou não de se retribuir um favor ...
    • Internationalization, globalization and culture 

      Tudge, Jonathan Richard Henry; Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2012) [Artigo de periódico]
      This paper aims to contribute to the debate about the value of internationalization by placing it into a broader theoretical framework. Drawing on developmental psychology as our source of examples, we first examine different ...
    • O juízo moral das crianças sobre a ingratidão 

      Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Mileski, Aline Oliveira Zimmermann; Tudge, Jonathan Richard Henry (2011) [Artigo de periódico]
      Apresentam-se resultados de um estudo que examinou o juízo moral das crianças sobre a ingratidão. Participaram 77 crianças (49% do sexo feminino), distribuídas em três grupos (5–6, 8–9 e 11–12 anos). Utilizaram-se duas ...
    • Leitura/escrita de crianças : comparações entre grupos de diferentes escolas públicas 

      Salles, Jerusa Fumagalli de; Pimenta, Maria Alice de Mattos; Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2010) [Artigo de periódico]
      A fim de traçar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 crianças de 2ª série de cinco escolas públicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensão de leitura textual. ...
    • Materialismo de adolescentes de uma cidade do sul do Brasil 

      Castro, Fernanda Maria Palhares; Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2017) [Artigo de periódico]
      O materialismo tem ganhado destaque na sociedade moderna, e estudos indicam que a valorização excessiva dos bens materiais pode influenciar negativamente o desenvolvimento dos indivíduos. Investigaram-se os níveis de ...
    • Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo? 

      Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2002) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre a teoria da moral de Jean Piaget. No estudo de seus textos sobre a moral, utilizamos o método da análise estrutural. Essa análise possibilitou-nos descobrir ...
    • Projetos de vida de adolescentes de nível socioeconômico baixo quanto aos relacionamentos afetivos 

      Riter, Helena da Silveira; Zanon, Leticia Lovato Dellazzana; Freitas, Lia Beatriz de Lucca (2019) [Artigo de periódico]
      Este estudo investiga a existência de projetos de vida sobre relacionamentos afetivos (PVRA) em adolescentes de nível socioeconômico baixo e examina o conteúdo desses projetos. Seis adolescentes de 14 a 16 anos participaram ...
    • Relações entre desenvolvimento da gratidão e tipos de valores em jovens 

      Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Castro, Fernanda Maria Palhares; Tudge, Jonathan Richard Henry; Prestes, Andressa Carvalho (2016) [Artigo de periódico]
      Investigam-se relações entre o desenvolvimento da gratidão e tipos de valores. Trezentos e noventa e seis jovens de 7 a 14 anos responderam a Wishes and Gratitude Survey. Previu-se que, com o aumento da idade, haveria (a) ...
    • Relações entre projetos de vida, tarefas domésticas e desempenho escolar em adolescentes 

      Wichmann, Fredericko; Zanon, Leticia Lovato Dellazzana; Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Teixeira, Marco Antonio Pereira (2019) [Artigo de periódico]
      Este estudo investigou relações entre projetos de vida, tarefas domésticas e prejuízos no desempenho escolar em adolescentes. Participaram 113 adolescentes brasileiros, de 14 a 16 anos, alunos de escolas municipais. Foram ...
    • Sentimento de gratidão em crianças de 5 a 12 anos 

      Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Silveira, Paula Grazziotin; Pieta, Maria Adélia Minghelli (2009) [Artigo de periódico]
      Apresentam-se resultados de um estudo sobre o desenvolvimento do sentimento de gratidão na infância. Os participantes foram 12 crianças, igualmente distribuídas em três grupos etários (5-6, 7-8 e 11-12 anos) e por sexo. ...
    • The wishes and expression of gratitude of youth 

      Tudge, Jonathan Richard Henry; Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Mokrova, Irina L.; Yudan, Chen Wang; O'Brien, Marion (2015) [Artigo de periódico]
      Little research has examined the development of gratitude in youth, and none has related their gratitude to their wishes. We therefore asked 358 7- to 14-year-old North American participants (56% female; 55% White) to write ...