• Uma aula de história não narcísica 

      Pereira, Nilton Mullet; Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da (2020) [Artigo de periódico]
      Trata-se de um ensaio teórico sobre a aula de História.A partir da disposição inicial de hesitar diante das práticas narrativas modernas, eurocêntricas e, notadamente, narcísicas, o artigo propõe tecerum caminho de desvio. ...
    • Ensino de história, memória e fabulação 

      Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da; Pereira, Nilton Mullet (2014) [Artigo de periódico]
      O presente artigo trata das relações entre o ensino de história e a memória. Partindo de um conjunto de considerações teóricas realizadas por Henri Bergson, o objetivo é interrogar a esfera da memória em sua dimensão ...
    • Um mergulho no silêncio : o mistério da aula de história 

      Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da; Pereira, Nilton Mullet (2021) [Artigo de periódico]
      Este artigo é uma provocação ao pensamento decorrente de duas propostas de pesquisa: uma que pensa o papel da imaginação no ensino de História e outra que se ocupa dos limites da linguagem na perspectiva teórica das ...
    • Por uma aula não narcísica : como representar “o outro” no ensino da história 

      Pereira, Nilton Mullet; Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da (2020) [Artigo de periódico]
    • O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória 

      Pereira, Nilton Mullet; Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da (2014) [Artigo de periódico]
      O texto trata do elemento central do fazer docente e do ensino de História: a aula expositiva. Argumenta a respeito do papel da aula expositiva e problematiza o caráter narrativo da exposição do professor de História, uma ...