Browsing Exact and Earth Sciences by Subject "Métodos de ensino"
Now showing items 1-20 of 21
-
Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
(2021) [Journal article]Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu ... -
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
(2019) [Journal article]Es deseable que los buenos resultados obtenidos en las investigaciones sobre la utilización de los métodos activos de enseñanza sean alcanzados en la práctica docente en diversos contextos. Para ello, es necesario comprender ... -
Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning) : um método ativo para o Ensino de Física
(2016) [Journal article]O método tradicional de ensino, caracterizado basicamente por aulas expositivas centradas no professor e pela resolução de longas listas de exercícios como atividade de fixação dos conteúdos, é ainda presente em grande ... -
O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório
(2011) [Journal article]Este estudo é parte de um trabalho mais amplo cujo objetivo geral é investigar e desenvolver uma nova estratégia de ensino do Cálculo Diferencial e Integral I, específica para os alunos de graduação em Física, através de ... -
Evadir ou persistir? uma disciplina introdutória centrada no fomento à persistência nos cursos de licenciatura em Física
(2020) [Journal article]As altas taxas de evasão nos cursos de licenciatura em Física constituem em um importante problema para a educação brasileira. Formaturas com menos de dez alunos são frequentes nesses cursos ao mesmo tempo em que a Educação ... -
Fontes de autoeficácia e atividades experimentais de física : um estudo exploratório
(2019) [Journal article]Parte da comunidade de pesquisa em ensino de Física tem devotado atenção ao estudo de métodos ativos de ensino. Além da aprendizagem dos conteúdos, tais métodos buscam desenvolver habilidades associadas ao trabalho ... -
Implementação do método de ensino peer instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de física do ensino médio
(2012) [Journal article]Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” ... -
A influência de métodos ativos de ensino na autoeficácia discente sobre aprender Física e trabalhar colaborativamente : um estudo de caso explanatório com o método Team-Based Learning
(2020) [Journal article]Autoeficácia, definida como a crença dos indivíduos acerca da própria capacidade de realizar uma atividade específica, influencia na motivação, desempenho e persistência discente nas tarefas de aprendizagem. Por isso, em ... -
Inovação didática no Ensino de Física em Nível Superior : o caso da disciplina Applied Physics 50 da Universidade de Harvard
(2021) [Journal article]No contexto das disciplinas introdutórias de Física em nível superior, o modelo de transmissão de informação em aulas expositivas continua predominante, apesar de seus resultados inferiores, em comparação a metodologias ... -
Inovação didática no Ensino de Física : um estudo sobre a adoção do método Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino no Brasil
(2021) [Journal article]Entre outros fatores, a melhoria da qualidade da educação escolar demanda investimentos na formação didático-pedagógica dos docentes. Essa não deve ficar restrita à formação inicial, mas também incluir à continuada, os ... -
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
(2013) [Journal article]Melhorar a formação profissional e acadêmica dos indivíduos nos mais diversos níveis passa por repensar o papel das estratégias formais de ensino. Em termos educacionais, pesquisa após pesquisa tem mostrado os problemas ... -
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
(2022) [Journal article]Neste trabalho iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de Resolução de Problemas (RP) implementada através da metodologia Problem-Based Learning, buscando identificar aspectos ... -
Making sense of confusion : Relating performance, confidence, and self-efficacy to expressions of confusion in an introductory physics class
(2015) [Journal article]Although confusion is generally perceived to be negative, educators dating as far back as Socrates, who asked students to question assumptions and wrestle with ideas, have challenged this notion. Can confusion be productive? ... -
Métodos ativos de ensino podem ser entendidos como recursos para o combate à evasão em cursos de Ciências Exatas? : uma análise pautada nas ideias de Vincent Tinto
(2020) [Journal article]Métodos ativos de ensino têm sido vastamente investigados na literatura da área de Ensino de Ciências. Esses estudos têm demonstrado, entre outras coisas, que atividades que promovem um papel ativo dos estudantes, favorecendo ... -
Uma proposta didática para abordar o conceito de temperatura a partir de situações, à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud
(2008) [Journal article]Este trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza situações-problema para introduzir novos conceitos. A proposta foi aplicada numa turma de 32 alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em ... -
Reducing the gender gap in students’ physics self-efficacy in a team- and project-based introductory physics class
(2019) [Journal article]Self-efficacy represents an individual’s belief that he or she can perform a particular task in a given domain. It is a strong predictor for performance and persistence in STEM education. Research shows that there is a ... -
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
(2020) [Journal article]Este trabalho tem como objetivo principal fazer um relato crítico e propor reflexões epistemológicas sobre o uso da metodologia de ensino por argumentação em uma atividade de divulgação de uma temática científica desenvolvida ... -
Relato de experiência com os métodos ensino sob medida (Just-in-Time Teaching) e instrução pelos colegas (Peer Instruction) para o ensino de tópicos de eletromagnetismo no nível médio
(2015) [Journal article]Muitos professores do ensino médio gostariam de inovar em suas atividades de ensino, porém desconhecem métodos de ensino alternativos, que já tenham mostrado bons resultados, e que sejam viáveis para a realidade de suas ... -
Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (1991 a 2015)
(2017) [Journal article]Este trabalho apresenta resultados de uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (PI). Respondemos às seguintes questões de pesquisa: Em quais contextos de ensino ...