Uma proposta didática para abordar o conceito de temperatura a partir de situações, à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud
Visualizar/abrir
Data
2008Tipo
Outro título
A didactical proposal to approach the temperature concept based on situations, in the light of Vergnaud's conceptual field theory
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza situações-problema para introduzir novos conceitos. A proposta foi aplicada numa turma de 32 alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, Brasil, onde se trabalhou o conceito de temperatura. A turma de alunos foi dividida em duplas para que fosse garantida a participação dos mesmos nas discussões a respeito das situações-problema. Durante a implementação da proposta as falas de uma dupla de al ...
Este trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza situações-problema para introduzir novos conceitos. A proposta foi aplicada numa turma de 32 alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, Brasil, onde se trabalhou o conceito de temperatura. A turma de alunos foi dividida em duplas para que fosse garantida a participação dos mesmos nas discussões a respeito das situações-problema. Durante a implementação da proposta as falas de uma dupla de alunas foram gravadas. Este trabalho faz uma análise das discussões das estudantes à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e mostra que elas parecem acionar diversos esquemas e seus componetes durante o enfrentamento das situações-problema. ...
Abstract
This paper presents an educational proposal that uses problem-situations to introduce new concepts. The proposal was applied in a group od 32 pupils from Liberato Salzano Vieira da Cunha Technical School, in Novo Hamburgo, RS, Brazil, where the concept of temperature was approached. The group of pupils was divided ir pairs so that their participation was guaranteed in the discussions regarding the problem-situations. During the implementation of the proposal the discussions of a pair of pupils ...
This paper presents an educational proposal that uses problem-situations to introduce new concepts. The proposal was applied in a group od 32 pupils from Liberato Salzano Vieira da Cunha Technical School, in Novo Hamburgo, RS, Brazil, where the concept of temperature was approached. The group of pupils was divided ir pairs so that their participation was guaranteed in the discussions regarding the problem-situations. During the implementation of the proposal the discussions of a pair of pupils were recorded. This paper presents an analysis of theses discussions in the ligth of Vergnaud's conceptual fields theory and shows taht they seem to activate several schemes and his components when facing the problem-situations. ...
Contido em
Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 1, no.1 (jan./abr. 2008), p. 1-21
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Exatas e da Terra (6198)
Este item está licenciado na Creative Commons License