Navegação Ciências Exatas e da Terra por Autor "Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda"
Resultados 1-20 de 39
-
Uma abordagem conceitual e fenomenológica dos postulados da física quântica
Pereira, Alexsandro Pereira de; Pessoa Junior, Osvaldo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2012) [Artigo de periódico]No presente trabalho, apresentamos uma discussão sobre os postulados da física quântica a partir de uma “tradução” do formalismo matemático para uma linguagem “operacional” e que envolve uma discussão conceitual e ... -
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
Nascimento, Matheus Monteiro; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2017) [Artigo de periódico]Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa ... -
Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2020) [Artigo de periódico]Assumindo a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), questões sociocientíficas e alfabetização científica como posições contra-hegemônicas na área da pesquisa em educação em ciências, buscou-se identificar, no ... -
A Base Nacional Comum Curricular como revocalizadora de vozes dos Parâmetros Curriculares Nacionais : o currículo Ciência, Tecnologia e Sociedade na educação científica para os anos finais do Ensino Fundamental
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2021) [Artigo de periódico]Frente ao cenário de aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino fundamental, consideramos relevante entender relações entre o discurso científico trazido como novo e os enunciados que ... -
Uma busca por questões de Física do ENEM potencialmente não reprodutoras das desigualdades socioeconômicas
Nascimento, Matheus Monteiro; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2018) [Artigo de periódico]O Exame Nacional do Ensino Médio é o segundo maior exame em larga escala do mundo. No Brasil, o desempenho dos alunos nessa prova é o critério de seleção para cursos em instituições de ensino superior públicas e privadas. ... -
Concepções de dualidade onda-partícula : uma proposta didática construída a partir de trechos de fontes primárias da Teoria Quântica
Lima, Nathan Willig; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2021) [Artigo de periódico]Muitos pesquisadores defendem que não é possível ensinar física quântica sem ensinar pelo menos um pouco de história da física quântica. A literatura, entretanto, aponta que as narrativas dos livros didáticos destoam em ... -
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
Pereira, Alexsandro Pereira de; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2009) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento ... -
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu
Nascimento, Matheus Monteiro; Lima, Nathan Willig; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2019) [Artigo de periódico]Discussões sobre política e economia não estão presentes nas aulas de Ciências do Ensino Médio, restringindo-se em geral ao contexto das disciplinas das Ciências Humanas. Isso gera, por vezes, um desinteresse e uma alienação ... -
Deformações geométricas e velocidade superluminal aparentes em objetos em movimento relativístico
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2007) [Artigo de periódico]Neste trabalho, como continuação do trabalho de Ostermann e Ricci (Caderno Catarinense de Ensino de Física 19, 176 (2002)), analisamos as deformações geométricas aparentes de três objetos em movimento relativístico: uma ... -
Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica : o papel social dos institutos federais
Nascimento, Matheus Monteiro; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2020) [Artigo de periódico]Em 2018, completou-se um decênio de instauração da Lei nº 11.892/08, que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Essa política pública foi responsável pela expansão do número de escolas ... -
Diferentes proposições do princípio da incerteza para posição e momentum : integrando formalismo matemático, fenomenologia e interpretações no ensino da teoria quântica
Rosa, Gabriela Gomes; Lima, Nathan Willig; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2022) [Artigo de periódico]O Princípio da Incerteza, proposto pelo físico Werner Heisenberg em 1927, possui centralidade no desenvolvimento Teoria Quântica e desde sua formulação assume uma pluralidade de interpretações, derivações matemáticas e ... -
Dificuldades e estratégias para compreensão do conceito de emaranhamento quântico : um estudo na formação inicial de professores de física
Netto, Jader da Silva; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2019) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado envolvendo o estudo do emaranhamento quântico na disciplina de Física Moderna e Contemporânea de um curso de Licenciatura em Física. O marco teórico-metodológico ... -
Educação em ciências nos tempos de pós-verdade : reflexões metafísicas a partir dos estudos das ciências de Bruno Latour
Lima, Nathan Willig; Vazata, Pedro Antônio Viana; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2019) [Artigo de periódico]O termo pós-verdade foi escolhido como palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2016. Hoje, vemos a proliferação do termo fake news bem como a divulgação de visões alternativas à ciência, como o terraplanismo, terapias ... -
Emissivity and growth of auroral kilometric radiation in source regions with perpendicular gradients
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Schneider, Ruth de Souza; Ziebell, Luiz Fernando (1997) [Artigo de periódico]Emission and propagation of the auroral kilometric radiation in the auroral zones of the Earth are investigated with the use of the transfer equation for the intensity of the wave along the trajectory, which is obtained ... -
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2009) [Artigo de periódico]O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse ... -
Estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Netto, Jader da Silva; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2015) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado na qual estão sendo investigadas as estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão de alguns conceitos fundamentais ... -
Um estudo metalinguístico sobre as interpretações do fóton nos livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM 2015 : elementos para uma Sociologia Simétrica da Educação em Ciências
Lima, Nathan Willig; Souza, Bruno Birkheur de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2018) [Artigo de periódico]Apresentamos um trabalho de Sociologia Simétrica da Educação em Ciências a partir de um quadro teórico que articula as filosofias de Bruno Latour e de Mikhail Bakhtin. Fazemos uma análise metalinguística dos textos sobre ... -
Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2012) [Artigo de periódico]Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que “se estende além da pele”. O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, ... -
A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Nascimento, Matheus Monteiro; Ostermann, Fernanda (2018) [Artigo de periódico]Por meio de um estudo empírico, este trabalho apresenta uma crítica ao discurso que afirma que os problemas na formação de professores podem ser a principal causa do fraco desempenho dos alunos em testes escolares e em ... -
Fenômenos intermediários de interferência e emaranhamento quânticos : o interferômetro virtual de Mach-Zehnder integrado a atividades didáticas
Netto, Jader da Silva; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2018) [Artigo de periódico]Neste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades didáticas que podem ser utilizadas para explorar conceitos de Física Quântica a partir da simulação computacional do Interferômetro de Mach-Zehnder. Tais atividades ...