Concepção de um sistema de apoio ao executivo para a Convenção Batista do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho apresenta a concepção de um sistema de apoio ao executivo para a Convenção Batista do Rio Grande do Sul (CBRS), organização criada para congregar as igrejas batistas do estado e auxiliá-las no fortalecimento e multiplicação dos seus trabalhos. A escolha desta organização se deve, principalmente, à importância das decisões tomadas pelos seus executivos e à carência de qualquer sistema que possa apoiar seu processo decisório. Após estudar as principais abordagens de desenvolvimento ...
Este trabalho apresenta a concepção de um sistema de apoio ao executivo para a Convenção Batista do Rio Grande do Sul (CBRS), organização criada para congregar as igrejas batistas do estado e auxiliá-las no fortalecimento e multiplicação dos seus trabalhos. A escolha desta organização se deve, principalmente, à importância das decisões tomadas pelos seus executivos e à carência de qualquer sistema que possa apoiar seu processo decisório. Após estudar as principais abordagens de desenvolvimento de sistemas, optou-se pelo método de prototipagem, devido à rapidez com que se obtém um sistema experimental, permitindo o estudo e a concepção integral do sistema, inclusive submetê-lo à avaliação da organização. O primeiro passo tomado foi caracterizar a organização e seu processo decisório, executado através da análise do seu estatuto e filosofia, além de entrevistas com o diretor-executivo – responsável pelas principais decisões estratégicas. Os tipos de decisão encontrados foram divididos em dois grandes grupos: decisões visando ao fortalecimento das igrejas e decisões visando à expansão da atuação da CBRS no estado. No primeiro grupo, a maior dificuldade encontrada na tomada das decisões é conseguir identificar quais igrejas mais necessitam de apoio e em que áreas estão as maiores necessidades, enquanto no segundo, é conseguir classificar as cidades do estado de modo a priorizar as que têm maior necessidade da implantação de novos trabalhos. Seguindo a metodologia da prototipagem, foram esboçados os principais módulos que objetivam suportar às decisões estratégicas, compostos de gráficos e indicadores que apresentam a situação atual e a evolução das entidades analisados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3125)
Este item está licenciado na Creative Commons License