Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGastal, Eduardo Simões Lopespt_BR
dc.contributor.authorKersting, Felipe Einsfeldpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-09T02:34:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190155pt_BR
dc.description.abstractCom o avanço de tecnologias como o escaneamento 3D, filtros capazes de suavizar malhas poligonais cresceram em importância, dada a necessidade da remoção de ruído destes objetos (erros e imprecisões provenientes do escaneamento, por exemplo). Além disso, filtros deste tipo são utilizados em diversas áreas da computação gráfica, como jogos e softwares de modelagem. Este trabalho mostra a criação, especificação e a implementação de um filtro chamado Domain Transform for Spherical Geometry Images, ou DTFSGIM. Este filtro tem como objetivo a suavização de malhas de triângulos representadas por spherical geometry images e a manutenção de curvaturas importantes do objeto original. O filtro DTFSGIM é baseado no filtro domain transform, que é um filtro de alta performance, cujo principal objetivo é suavizar imagens mantendo suas arestas importantes. Para ser possível utilizar o filtro domain transform em objetos tridimensionais, primeiramente a malha de triângulos é parametrizada em uma geometry image, que é uma imagem capaz de representar uma malha de triângulos. Esta geometry image é, então, filtrada, e, depois da filtragem, transformada novamente em uma malha de triângulos. A filtragem da geometry image é um tanto complexa por conta de todas as peculiaridades de filtrar uma imagem que, no fundo, representa uma malha de triângulos. Neste texto, esta filtragem será explicada em detalhes, e os resultados obtidos serão mostrados e comparados com outros trabalhos.pt_BR
dc.description.abstractWith the advance of technologies as 3D scanning, filters capable of smooth poligonal meshes have grown in importance, given the necessity of removing noise from these objects (errors and inaccuracies coming from scanning, for example). Besides, this kind of filter is used in several areas of computer graphics, like games and modeling software. This work shows the creation, specification and implementation of a filter called Domain Transform for Spherical Geometry Images, or DTFSGIM. The filter’s main objective is to smooth triangle meshes represented as spherical geometry images and at the same time keep the object important curvatures. The DTFSGIM filter is based on the domain transform filter, which is a high-performance filter, whose main objective is to smooth images keeping its important edges. To be possible to use the domain transform filter with tridimensional objects, firstly the triangle mesh is parameterized as a geometry image, which is an image capable of representing a triangle mesh. Then, this geometry image is filtered and, after the filtering process, transformed again in a triangle mesh. The geometry image filtering process is quite complex because of all peculiarities of filtering an image that represents a triangle mesh. In this text, this filter will be fully explained, and the obtained results will be shown and compared to other important works.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFilteren
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectDTFSGIMen
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectCurvatureen
dc.subjectTriangle meshen
dc.titleDomain transform para spherical geometry imagespt_BR
dc.title.alternativeDomain Transform for Spherical Geometry Images en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088830pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples