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dc.contributor.advisorTrasel, Marcelo Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorKrack, Maria Ana Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:17:45Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190110pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo analisar como os perfis na Twitter do MBL e Jornalistas Livres atuam como comunicadores para seus seguidores no Twitter. Trabalhamos com dois grupos que possuem ideologias políticas diferentes para avaliar como e quais são as narrativas sobre os fatos e as pautas que buscam informar para seu público durante seis dias do segundo turno presidencial entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro. A importância desta análise passa pelo debate da desinformação em redes sociais, cuja discussão cresceu após este fenômeno impactar nas eleições dos EUA, em 2016, e mostrou forte influência nas eleições presidenciais brasileiras em 2018. Essa monografia buscou trabalhar com vieses cognitivos que poderiam estar presentes nos tweets analisados para assim compreender quais narrativas eram de interesse de cada perfil comunicar ao seu público visando convencer este sobre opiniões em relação a competência e caráter dos presidenciáveis. Os resultados mostraram padrões na forma de comunicar, presença de informação genuína e falsa, assim como também forte guerra de narrativas sobre qual seria a verdade sobre um fato ou político.pt
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the Twitter profiles of MBL and Jornalistas Livres act as communicators for their followers on Twitter. The research works with two groups that have different political ideologies to evaluate how and what are the narratives about the facts and the guidelines they seek to inform their audience during six days of the second presidential round between Fernando Haddad and Jair Bolsonaro. The importance of this analysis sustains in the debate about disinformation in social networks, whose discussion grew after this phenomenon impacted the US elections in 2016 and showed strong influence in the Brazilian presidential elections in 2018. This monograph sought to work with cognitive biases that could be present in the tweets analyzed to this way understand which narratives were of interest of each profile to communicate to its public in order to convince the public about opinions regarding the competence and character of the presidential candidates. The results showed patterns in communicating, presence of genuine and false information, as well as strong narrative warfare about what the truth about a fact or policy would be.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiberativismopt_BR
dc.subjectMisinformationen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPresidential electionsen
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.subjectInternet activismen
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectTwitteren
dc.titleComunicação e cognição: uma análise de conteúdo dos perfis de MBL e Jornalistas Livrespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKalsing, Janaínapt_BR
dc.identifier.nrb001089649pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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