Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPupp Spinassé, Karenpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Viktorya Zalewski Pietsch dospt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:17:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190099pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma análise de livros didáticos de alemão como língua estrangeira (DaF) a partir de uma perspectiva sociolinguística. Parte-se do princípio de que a língua varia e que, consequentemente, um adequado ensino de língua estrangeira implicará no reconhecimento desse fenômeno. Dessa forma, o trabalho tem o objetivo de verificar a presença ou ausência de variação linguística em três séries de livros didáticos que são empregados para o ensino de DaF em Porto Alegre. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as circunstâncias envolvendo a produção de livros didáticos de DaF e o fenômeno da variação linguística, especialmente no tocante à língua alemã. Após isso, foi realizada a análise dos livros selecionados. De maneira geral, constatou-se que duas das três séries analisadas dedicam maior espaço a variáveis diatópicas relacionadas ao Princípio DACH(L), porém de maneira superficial. A outra série, que tem como proposta livros mais curtos e objetivos, trouxe exemplos de variáveis não apenas diatópicas, mas também diafásicas, além de uma variável social. Nela, a variação desempenha papel mais central.pt_BR
dc.description.abstractDie vorliegende Arbeit stellt eine Analyse von DaF-Lehrwerken aus der soziolinguistischen Perspektive. Man geht davon aus, dass die Sprache variiert und, folglich, dass der geeignete Fremdspracheunterricht dieses Phänomen behandeln soll. In diesem Sinne ist das Ziel der Arbeit die An- oder Abwesenheit von linguistischer Variation in drei Lehrwerksreihen, die im DaF-Unterricht in Porto Alegre verwendet werden, zu analysieren. Zunächst wurde über die Herstellung von DaF-Lehrwerken und über das Phänomen der Sprachvariation recherchiert, hauptsächlich in Bezug auf die deutsche Sprache; dann wurde die Analyse von den ausgewählten Lehrbüchern durchgeführt. Im Allgemeinen kommt man zu dem Ergebnis, dass zwei von den drei analysierten Reihen Raum für geographischen Variablen im Hinblick auf das DACH(L)-Prinzip widmen, jedoch oberflächlich. Die andere Reihe, die absichtlich kürzere und objektivere Bücher anbietet, stellt Beispiele nicht nur von diatopischen Variablen, sondern auch von diaphasischen Variablen vor, und auch eine sozielle Variable konnte identifiziert werden. In dieser Reihe spielt die Variation eine wesentlichere Rolle.de
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua alemãpt_BR
dc.subjectDeutschunterrichtde
dc.subjectLehrwerkde
dc.subjectVariação lingüísticapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectSoziolinguistikde
dc.subjectDeutsch als Fremdsprachede
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (alemão)pt_BR
dc.subjectSociolingüísticapt_BR
dc.titleVariação linguística em livros didáticos de alemão como língua estrangeirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090545pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples