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dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Alexandra Gizele dopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:17:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190097pt_BR
dc.description.abstractO projeto de oficina desenvolvido para a cadeira de Estágio em Docência de Português como Língua Adicional (PLA) foi baseado em um embrião advindo da cadeira de Programas para o Ensino de Língua Portuguesa. Daquela cadeira até a de PLA, o projeto foi tomando uma forma diferente, pois foram incorporadas ao trabalho visões de teóricos como Bakhtin (2003), com sua teoria sobre gêneros do discurso e seus estudos sobre linguagem; Kato (1993), com seus estudos psicolinguísticos sobre leitura; Irandé (2010) e Terzi (1990), com suas reflexões e estudos sobre leitura e interação em sala de aula; Saussure (2006), que traz a dicotomia entre língua e fala; Britto (1997), com sua perspectiva sobre letramento, bem como os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (RC, 2009), em que nos amparamos para desenvolver um trabalho mais consistente. Este trabalho visa demonstrar como a Unidade Didática (UD) foi desenvolvida e pensada como meio de trazer aos alunos um alargamento de conhecimento sobre a temática “violência contra a mulher” e, ao mesmo tempo, inseri-los nos discursos que permeiam a cultura da sociedade brasileira. Os textos que foram selecionados para fazerem parte desta UD foram escolhidos de acordo com nossa intenção de demonstrar como um mesmo assunto percorre diversos modos de produção. Além disso, a análise da UD expõe o caráter de adaptabilidade que um planejamento possui, podendo servir de inspiração para outros professores. As tarefas aqui presentes não são, de forma alguma, propostas engessadas para aplicação em outras turmas, mas uma amostra de tarefas que foram elaboradas e aplicadas e que devem ser adaptadas para cada turma, conforme análise reflexiva realizada neste trabalho. Cada etapa das tarefas de pré e pós-leitura do texto, assim como aquelas voltadas à compreensão de vocabulário foram arquitetadas para seguir uma progressão de leitura, levantando em conta os conhecimentos prévios dos alunos, auxiliando-os nas compreensões global e específica dos textos e convidando-os a produzir uma resenha ou explicação dos fatos analisados. Mais que decifrar os enunciados e buscar por informações no texto, nossa intenção foi conduzir o aluno no caminho do letramento e da reflexão crítica e informada acerca do tema violência contra a mulher.pt_BR
dc.description.abstractThe workshop project developed for the Teaching Internship in Portuguese as Additional Language (PAL) was based on an embryo coming from the Portuguese Language Teaching Programs course. From that subject to that of PLA, the project took on a different form, as embodied visions of theoreticians like Bakhtin (2003), with his theory on discursive genres and his studies on language; Kato (1993), with her psycholinguistic studies on reading; Irandé (2010) and Terzi (1990), with their reflections and studies about reading and interaction in the classroom; Saussure (2006), which brings the dichotomy between language and speech; Britto (1997), with his perspective on literacy, as well as the Grade References of Rio Grande do Sul (RC, 2009), that support our work to bring a more consistant practice This paper aims to demonstrate how the Didactic Unit (DU) was developed and conceived as a way to bring to the students more knowledge about the theme "violence against women" and, at the same time, to insert them in the discourses that permeate the culture of Brazilian society. The texts that were selected to be part of thisDU were chosen according to our intention to demonstrate how the same subject runs through several modes of production. In addition, the DU analysis exposes the adaptability character that a planning has, and can serve as inspiration for other teachers. The tasks presented here are not in any way stucked proposals to other classes, but a sample of tasks that have been elaborated and applied and that should be adapted for each class, according to the reflexive analysis carried out in this work. Each stage of the pre and post-reading tasks as well as those aimed at the comprehension of vocabulary, were designed to follow a progression of reading, taking into account the previous knowledge of the students, assisting them in the global and specific comprehension of texts and inviting them to produce a review or explanation of the facts analyzed. Rather than deciphering the statements and searching for information in the text, our intention was to lead the student in the path of literacy and critical and informed reflection on the theme violence against women.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReflectionen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTexten
dc.subjectTasksen
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectLawen
dc.subjectViolenceen
dc.subjectDidactic Uniten
dc.subjectTeaching practiceen
dc.titlePlanejamento e realização de oficina sobre violência contra a mulher : um relato reflexivo sobre o estágio de docência em PLApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090525pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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