A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
dc.contributor.advisor | Naujorks, Jane da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Pavani, Leonardo Figueredo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-05T04:17:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/190084 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da formação de leitores no ensino básico público, entendendo que a leitura é parte fundamental no estabelecimento do sujeito na sociedade e que, atualmente, a escola é o principal espaço a promovê-la, voltamos nossos olhares para este espaço. Trazendo diferentes teóricos que problematizam a situação da leitura na escola, como Ezequiel Theodoro da Silva e Jean Foucambert, e relatos de experiências observadas e vividas no estágio de docência em Língua Portuguesa e no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência analisamos como a leitura é introduzida na escola atualmente, e como essas práticas refletem nos alunos enquanto leitores. A partir das problemáticas levantadas ao longo do estudo, buscam-se então outras possibilidades de atuação para um ensino que contemple as necessidades dos alunos e propicie uma formação de leitores mais adequada. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work proposes a reflection about the formation of readers in basic public education. Understanding that reading is a fundamental part of the establishment of the subject in society, and that today the school is the main space to promote it, we turn our eyes to this space. Bringing different theorists, such as Ezequiel Theodoro da Silva and Jean Foucambert, who problematize the situation of reading in the school, in relation to reports of experiences observed and lived in the teaching intership in Portuguese and PIBID - Institutional Program of Introductory Teaching, we analyzed how reading is currently dealt with in schools, and how this experience reflects on students as readers. From the problems raised during the study, we look at other possibilities of acting for a teaching that contemplates the needs of the students and provides a more adequate formation of readers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Languages | en |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.title | A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001090542 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1225)