Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorPavani, Leonardo Figueredopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:17:27Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190084pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da formação de leitores no ensino básico público, entendendo que a leitura é parte fundamental no estabelecimento do sujeito na sociedade e que, atualmente, a escola é o principal espaço a promovê-la, voltamos nossos olhares para este espaço. Trazendo diferentes teóricos que problematizam a situação da leitura na escola, como Ezequiel Theodoro da Silva e Jean Foucambert, e relatos de experiências observadas e vividas no estágio de docência em Língua Portuguesa e no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência analisamos como a leitura é introduzida na escola atualmente, e como essas práticas refletem nos alunos enquanto leitores. A partir das problemáticas levantadas ao longo do estudo, buscam-se então outras possibilidades de atuação para um ensino que contemple as necessidades dos alunos e propicie uma formação de leitores mais adequada.pt_BR
dc.description.abstractThe present work proposes a reflection about the formation of readers in basic public education. Understanding that reading is a fundamental part of the establishment of the subject in society, and that today the school is the main space to promote it, we turn our eyes to this space. Bringing different theorists, such as Ezequiel Theodoro da Silva and Jean Foucambert, who problematize the situation of reading in the school, in relation to reports of experiences observed and lived in the teaching intership in Portuguese and PIBID - Institutional Program of Introductory Teaching, we analyzed how reading is currently dealt with in schools, and how this experience reflects on students as readers. From the problems raised during the study, we look at other possibilities of acting for a teaching that contemplates the needs of the students and provides a more adequate formation of readers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguagesen
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectReadingen
dc.titleA constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090542pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples