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dc.contributor.advisorOliveira, Felipe Moura dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Juliana Demarcopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:17:27Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190083pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela equipe de gestão de redes sociais digitais da prefeitura de Curitiba na sua FanPage, no Facebook, para publicizar as suas informações de caráter público e interagir com os usuários que a seguem. De forma específica, o intuito é avaliar o seu nível de pioneirismo, inovação e, porventura, restrições, com base na análise de conteúdo de 20 publicações realizadas na sua FanPage, entre o período de junho de 2013 a janeiro de 2014, que corresponde à fase em que a equipe de gestão implementou a ferramenta digital no âmbito da comunicação pública. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa histórico-bibliográfica acerca dos conceitos de comunicação pública e a sua importância para o desenvolvimento da cidadania e da democracia, bem como a sua inclusão na internet, atrelando-se às concepções de cibercidadania e debate participativo no ambiente online. Também foram analisadas as perspectivas e funcionalidades da rede social digital Facebook, para avaliar como a ferramenta pode ser explorada como um espaço de interatividade e de diálogo entre agentes públicos e sociedade civil organizada. De forma abreviada, apresenta-se, na conclusão deste trabalho, que aquela equipe, de maneira técnica e inovadora, foi bem-sucedida ao elaborar um formato diferenciado de inclusão dos preceitos da comunicação pública em sua FanPage, bem como fez-se presente a necessidade de replanejamento e evolução do seu formato de publicação.pt
dc.description.abstractThis essay has an objective to analyse the communication's strategies used by Curitiba City Hall's Fanpage, on Facebook, publishing public information and interacting with it's followers. In order to determine the level of pioneerism, innovation, and perhaps restrictions, 20 posts were analysed in the period between June 2013 and January 2014. For this, a histórica bibliographic research was put on, focusing on the public communication concepts and its importance in citizenship and democracy developpement, as well as cyber citizenship and participative discussion in digital environment. The perspectives and functionalities of the social network Facebook were also analysed in order to evaluate how it can be explored as a space of interaction and dialogue between public agents and organised civil society. At the conclusion of this essay, it is presented, in a summary form, that the Curitiba City Hall's Fanpage, in a technical and innovative way, succeeded in elaborating a differentiated format of inclusion of the precepts of public communication in its FanPage, as well as need for replanning and evolution of certain strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic communicationen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectCuritiba City Hallen
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.subjectSocial digital networken
dc.subjectFacebook (Site)pt_BR
dc.subjectCitizenshipen
dc.titleBem-vindo ao Facebook da Prefs: a inserção da Fanpage da Prefeitura de Curitiba no âmbito da comunicação públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089592pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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