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dc.contributor.advisorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.contributor.authorBombonatto, Evelin Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:14:12Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190062pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender qual o potencial dos influenciadores digitais no contexto da publicidade multiplataforma, a partir de estudo da Nike, que faz uso de estratégias que integram diferentes canais em sua comunicação, investindo cada vez mais em mídias digitais. Inicialmente foi apresentada a relação existente entre publicidade, tecnologia e sociedade, contextualizando a evolução paralela de ambos elementos. Na sequência, é apresentado o conceito de prosumers enquanto formadores de opinião, e sua contextualização nas redes sociais, que os configura como influenciadores digitais. Faz-se então um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo que tem por objetivo investigar o potencial dialógico dos prosumers como consequência da estratégia empregada pela Nike em sua comunicação multiplataforma. O estudo foi baseado no aplicativo Nike+ Run Club articulado à análise de dois perfis do Instagram. Os resultados encontrados evidenciaram a importância das pessoas no processo comunicacional das marcas. Percebeu-se que consumidores, além de serem impactados pela publicidade, têm a possibilidade de atuarem no processo comunicacional de forma dialógica.pt
dc.description.abstractThis study aims to understand the potential of digital influencers in the context of multiplatform advertising, based on a study by Nike, which makes use of strategies that integrate different channels in their communication, investing increasingly in digital media. Initially, the relationship between advertising, technology and society was presented, contextualizing the parallel evolution of both elements. Following is the concept of prosumers as opinion makers, and their contextualization in digital media, which configures them as digital influencers. A Case Study articulates to Content Analysis that aims to investigate the dialogical potential of prosumers as a consequence of the strategy employed by Nike in its multiplatform communication. The study was based on the Nike + Run Club application articulated to the analysis of two Instagram profiles. The results showed the importance of the people in the communicational process of the brands. It was noticed that consumers, in addition to being impacted by advertising, have the possibility to act in the communicational process in a dialogical way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectInstagramen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectNikeen
dc.subjectDigital Influenceren
dc.subjectProsumeren
dc.titleOs influenciadores digitais como estratégia para produção de conteúdo na era da publicidade multiplataformapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090546pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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