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dc.contributor.advisorRottava, Luciapt_BR
dc.contributor.authorTroian, Izadora Chagaspt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:14:00Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190046pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia aborda o gênero Memorial sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Esta linguística concebe gêneros como textos orientados por Etapas e Fases, agrupados em Famílias com propósitos sociocomunicativos semelhantes (MARTIN 2007). O objetivo deste trabalho foi revelar as Etapas e as Fases constituídas de texto do gênero Memorial de Leitura. O corpus de análise constituiu-se de um único texto – Memorial de Leitura - escrito na disciplina de Teoria e Prática de Leitura, ofertada pelo Instituto de Letras UFRGS, em 2016, intitulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Considera-se a Linguistíca Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1978) e desenvolvida por Martin e Rose (2007, 2012), como ponto de partida para análise do objeto. Este material focalizou a organização deste gênero, o qual é responsável pela autorreflexão daqueles que o compõem, apresentando-se os resultados em uma tabela com o detalhamento das Etapas e Fases do gênero. A contribuição desta monografia é na proposição para a escrita de futuros Memoriais. Assim, sugere-se que as Etapas e as Fases possam organizá-los de maneira a alcançar, com mais facilidade, os propósitos comunicativos do gênero.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografía aborda el género Memorial bajo la perspectiva de la Lingüística Sistémico-Funcional. Esta lingüística concibe géneros como textos orientados por Etapas y Fases, agrupados en Familias con propósitos sociocomunicativos semejantes (MARTIN 2007). El objetivo de este trabajo fue revelar las Etapas y las Fases constituidas de texto del género Memorial de Lectura. El corpus de análisis se constituyó de un único texto - Memorial de Lectura - escrito en la disciplina de Teoria y Prática de Leitura, ofrecida por Instituto de Letras UFRGS, en 2016, titulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Se considera la Linguística Sistémico-Funcional, formulada por Halliday (1978) y desarrollada por Martin y Rose (2007, 2012), como punto de partida para el análisis del objeto. Este material se centró en la organización de este género, el cual es responsable del autorreflexión de aquellos que lo componen, presentándose los resultados en una tabla con el detalle de las Etapas y Fases del género. La contribución de esta monografía es en la proposición para la escritura de futuros Memorias. Así, se sugiere que las Etapas y las Fases puedan organizarlos de manera a alcanzar con más facilidad los propósitos comunicativos del género.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.subjectConmemorativoes
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectGéneroes
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.titleMemorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090617pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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