Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMachado, Maria Berenice da Costapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Patrick Sutil dopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:13:58Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190043pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como tema a imagem da cantora Lady Gaga, sendo a artista um produto da indústria fonográfica, que construiu a carreira posicionando a sua imagem como performática e exótica. Após dez anos de estrelato, a imagem é modificada para o lançamento do disco Joanne. Neste novo álbum, Lady Gaga reaparece sem os elementos que a caracterizavam e a tornaram reconhecida no mercado. Os nossos problemas de pesquisa são: a) “O (re)posicionamento da imagem de Lady Gaga para o álbum Joanne foi uma estratégia mercadológica?”; e b) “Qual é a imagem de Lady Gaga durante a Era Joanne?”, tendo como objetivo geral analisar a imagem e o posicionamento de Lady Gaga durante essa que denominamos Era Joanne em relação aos discos anteriores. Já os específicos, entender como se constroem estrelas e seu papel dentro da cultura e o que são os seus posicionamento e reposicionamento de imagem. Como material de análise, recorremos a fotografias da cantora, letras de algumas das suas músicas e ao videoclipe Joanne (Where Do You Think You’re Goin’?). O estudo realiza revisão teórica acerca das temáticas de cultura de massa, indústria cultural, imagem pública de celebridades, posicionamento e reposicionamento. Recorremos a autores como Edgar Morin, Umberto Eco, Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. A metodologia da parte empírica privilegia a análise de conteúdo e de imagem, a partir dos fundamentos de Martine Joly e Laurence Bardin.pt
dc.description.abstractThe main subject of this monograph is the study about the image of the singer Lady Gaga. The artist is a product of the music industry e had build her career by the image positioning as a performatic and exotic singer. However, almost 10 years after her stardom arrived, her image is modificaded to release the album Joanne. In this album, Lady Gaga reappears without many of the elements which gave her market recognition. Our problems of reaserch are: a) “Lady Gaga’s image (re)positioning for the album Joanne is a market strategy to keep her as an attractive product?”; and b) “Which is the image of Lady Gaga during the Joanne Era?”. Our general objective is to analyse the image and the positioning of Lady Gaga during this Era. Our specifics objectives are to understand how stars are built and what is their space in culture and also what is their image positioning and (re)positioning. As material from analyses, we choose some pictures of Lady Gaga, the lyrics of some songs and the Joanne (Where Do You Think You’re Goin’?) music video. The study does a theoretical review about mass culture, cultural industry, public image of celebrities and also positioning and repositioning that are concepts wrote by Edgar Morin, Umberto Eco, Gilles Lipovetsky and Jean Serroy. The methodology used was content and image analysis by the authors Martine Joly and Laurence Bardin.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImage positioning and repositioningen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.subjectMass cultureen
dc.subjectJoanneen
dc.subjectCultura de massapt_BR
dc.subjectLady Gagaen
dc.titleCall me Joanne: estudo sobre a imagem da cantora Lady Gaga e seu (re)posicionamento para o disco Joannept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090612pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem