Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBrächer, Andréapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Camila Eloine da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:13:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190040pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender como a fotógrafa Annie Leibovitz representa a mulher na edição do ano de 2016 do Calendário Pirelli, e analisar em que medida a fotógrafa tensiona com a maneira, em diversos momentos estereotipada, que a mulher foi apresentada ao longo dos anos dentro das páginas do calendário. A escolha da fotógrafa se dá pela relevância e diversidade de trabalhos realizados ao longo de sua carreira, e pela importância em se destacar a representação feminina construída pelo olhar de outra mulher. Primeiramente, é feito um histórico da carreira de Annie Leibovitz, afim de compreender sua formação e linguagem fotográfica. Em seguida, apresenta-se o surgimento e o histórico do Calendário Pirelli, suas transformações através das décadas, e principalmente, como a mulher é exposta dentro de suas páginas. No capítulo seguinte, são abordadas questões teóricas acerca do conceito de representação e do conceito de gênero, noções essenciais para que se possa entender como se constrói a representação da mulher, em sequência será abordado como os calendários representam as mulheres, e as edições de maior destaque na mídia. Como metodologia, será ulitizada a Propuesta de Modelo de Análisis de la Imagen Fotográfica, de Javier Marzal Felici docente de comunicação audiovisual e publicidade na Universidade Jaume I, na Espanha. O corpus empírico que compõem este trabalho são as 13 imagens publicadas no Calendário Pirelli no ano de 2016. Os resultados deste trabalho demostram que a fotógrafa Annie Leibovitz é capaz de retratar as múltiplas facetas das mulheres representadas sem a necessidade de reproduzir estereótipos de feminilidade, e quebra com o caráter erótico esperado do calendário.pt
dc.description.abstractThis paper aims to understand how the photographer Annie Leibovitz represents the woman in the 2016 edition of the Pirelli Calendar, and analyze the extent to which the photographer breaks with the stereotyped manner in which the woman was presented over the years on the calendar pages. The photographer's choice is due to the relevance and diversity of her work throughout her career, and the importance of highlighting the representation of the feminine built by the look of another woman. A background of Annie Leibovitz's career is first made in order to understand her training and photographic language. Next, we present the emergence and history of the Pirelli Calendar, its transformations through the decades, and especially, how the woman is exposed within the pages. In the next chapter, theoretical questions about the concept of representation and the concept of gender are discussed, essential notions to understand how to built the representation of women, afterwards an approach of how the calendars, in short, represent women will be made, and then the issues that are more relevant in the media. As methodology, this paper will be using Proposal for a Model of Analysis of the Photographic Image, by Javier Marzal Felici, professor of audiovisual communication and publicity at the Jaume I University in Spain. The empirical corpus that compose this work are the 13 images published in the Pirelli Calendar in the year 2016. The results of this work show that the photographer Annie Leibovitz is able to portray the multiple facets of the represented women without the need to reproduce stereotypes of femininity, and break with the expected erotic character of the calendar.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnnie Leibovitzen
dc.subjectRepresentação do femininopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFemale representationen
dc.subjectPirelli Calendaren
dc.subjectPhotographyen
dc.titleA representação da mulher através do olhar de Annie Leibovitz para o calendário Pirelli 2016pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090530pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem